sexta-feira, 29 de julho de 2011

Intervenção sobre Diabetes Mellitus na creche Eurides Correia de Sena

Oi, gente!
Realizamos uma intervenção sobre diabetes na creche Eurides Correia de Sena, localizada no bairro Cavaco, onde atuamos.
A proposta desta intervenção foi construída por nós e por outra dupla do PET-Psicologia, Eloisa Guedes e Isley Nunes, que atuam em outra UBS, mas a realização da mesma seria feita por cada dupla em sua respectiva Unidade. Apresentamos a proposta à diretora da creche e fomos super bem recebidas! Combinamos data e horários e preparamos os convites (que foram entregues aos pais pela creche).
Segue abaixo a descrição da atividade:

Tema: Diabetes Mellitus.
Atividade realizada: Como somos apenas duas, uma ficou responsável pela apresentação da proposta e por ser a mediadora entre a Aninha (o fantoche) e os pais e crianças, e a outra por ser o próprio fantoche. Então, a atividade aconteceu da seguinte forma: apresentação da equipe e da proposta da atividade e a apresentação da Aninha, uma criança que descobriu ter diabetes e que resolveu compartilhar com as crianças e com os pais um pouquinho sobre o que é essa doença, quais mudanças aconteceram em sua vida após a descoberta, e a importância de atividades físicas e de uma alimentação mais saudável - Do que vocês gostam de brincar? O que vocês gostam de comer?  (nessa hora foi muito engraçado, porque as crianças gritaram "feeeeeeeijãaaao!!!", e a gente esperando por biscoito de chocolate, imagina só!) - e a partir disso, enfatizar a importância das brincadeiras infantis, do movimento, da troca do biscoito de chocolate por uma fruta, etc. Também explicamos aos pais que a intenção era conversar sobre um assunto sério numa linguagem acessível à criança, em que tanto os pequenos quanto os pais entendessem e interagissem na atividade. Foram distribuídos panfletos informativos para os pais e professores, com os tópicos: - Diabetes Mellitus: o que é isso? - Quais os tipos de diabetes? - Fatores de Risco - A criança pode ter diabetes tipo 2? - Não tenho diabetes. Preciso me cuidar? - Tenho diabetes. E agora?.



os pequenos se divertindo

Aninha dando seu recado


Algumas sugestões (caso vocês queiram realizar essa intervenção):
Apesar de termos conseguido informar aos pais e também interagir com as crianças, talvez seja mais proveitoso trabalhar em salas separadas. Dá pra aprofundar mais sobre o assunto com os pais, e também podemos interagir melhor com os pequenos, sem a preocupação em como chamar a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, conseguir não tornar a atividade sem conteúdo para os pais. - Apesar de que nessa intervenção, os pais foram super atenciosos com a nossa apresentação e as crianças também, além de terem levado o panfleto informativo.

Nosso agradecimento à direção e aos professores da creche, pela receptividade e atenção com nosso trabalho! Muito obrigada!

E vocês? Já fizeram alguma intervenção com crianças, ou com esse tema?
Sintam-se convidados a sugerir, criticar, compartilhar também as experiências de vocês por aqui, tá?

Abraços,
Rayane e Sislane.

Um comentário:

  1. Essas garotas são D+, sucesso Rayanne e Sislane. Bjs!!

    Ana Paula Rios

    ResponderExcluir

Opiniões, críticas e sugestões serão muito bem-vindas!