domingo, 4 de março de 2012

Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde (4º encontro)

Oi, gente!
Primeiramente, gostaríamos de nos desculpar pela ausência aqui no blog. Temos atividades paralelas ao PET-Saúde (TCC, estágios...), e acaba sobrando pouco tempo pra vir aqui compartilhar com vocês nossas intervenções do PET. Mas estamos nos organizando pra ficarmos mais presentes por aqui, pois este é um espaço importante pra nós e poder compartilhar nossas experiências é gratificante! Então, vamos à intervenção, né?
Neste post vamos compartilhar com vocês o quarto encontro com as agentes comunitárias de saúde da UBS Cavaco, onde atuamos. Esse encontro é parte do projeto Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde (clica aqui pra conhecer!).
Segue abaixo:

Tema: Psicologia na Atenção Básica
Descrição da atividade: Distribuímos entre as agentes alguns pedaços de papel em branco e pedimos que elas escrevessem a primeira coisa que lhes viesse à mente quando pensam no papel do psicólogo na atenção básica à saúde. Depois que todas escreveram, recolhemos os papéis e começamos a apresentação em slides sobre o papel do psicólogo na atenção básica. Os tópicos que abordamos foram:

  • Atenção Básica à Saúde: algumas considerações sobre o campo
  • Psicologia na Atenção Básica: algumas considerações
  • Atividades desenvolvidas por psicólogos na Atenção Básica
  • Intervenções da Psicologia através do PET-Saúde de Psicologia em Arapiraca/AL


Após a apresentação em slides, retomamos aos papéis que entregamos a elas no início do encontro e lemos para o grupo as pontuações de cada um, fazendo uma ponte entre o que elas escreveram sobre o papel do psicólogo na atenção básica, de que forma compreendiam esse papel, com os pontos que abordamos nos slides.

Objetivos: Propor uma reflexão sobre as contribuições e atribuições da psicologia na atenção básica, fazendo um resgate de como se deu essa inserção neste campo de atuação, sobre as dificuldades e possibilidades de atuação, pois um dos pontos que pudemos observar durante o PET-Saúde foi que, ao referirem-se ao psicólogo, muitas vezes remetiam-se à prática psicoterápica, ao "atendimento ao paciente".

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

As referências utilizadas:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. - Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 256 p.: il. - (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos HumanizaSUS ; v. 2) – Disponível em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizasus_atencao_basica.pdf.
CAMARGO-BORGES, C.; CARDOSO, C. L. A psicologia e a estratégia saúde da família: compondo saberes e fazeres. Psicologia & Sociedade, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 26-32, maio/ago. 2005.
CREPOP. Senhoras e senhores gestores da saúde, Como a Psicologia pode contribuir para o avanço do SUS. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/publicacoes/publicacoesDocumentos/conasems_crepop_v4.pdf
SPINK, M.J.P., (org.) A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2007.

2 comentários:

Opiniões, críticas e sugestões serão muito bem-vindas!