sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Outubro Rosa - UBS Cavaco

Oi, gente!
Hoje vamos compartilhar com vocês o Outubro Rosa da UBS Cavaco, onde atuamos. O evento foi lindo! Fruto do planejamento, da dedicação, compromisso e união da equipe que faz a Unidade do Cavaco. Todos engajados pra que esse fosse um dia especial e para que a principal missão do Outubro Rosa se concretizasse: conscientizar as mulheres sobre a importância do auto-exame no combate ao câncer de mama e sobre seu papel ativo nesta campanha.
Hoje vamos falar sobre a atividade que fizemos (descrição, objetivos..) e também sobre as outras atividades que foram desenvolvidas pela equipe.
Segue abaixo:

Atividade PET-Saúde de Psicologia: Sala de Espera.

Tema: Mulher, cuide-se: seja ativa nesta campanha! 
Descrição da atividade: Uma conversa sobre a importância do auto-exame da mama, do conhecimento e do poder da mulher sobre seu corpo. (...) É o nosso corpo, precisamos conhecê-lo para que possamos atuar na prevenção de doenças como o câncer de mama, e a maior arma que temos nessa prevenção são as nossas mãos. Não tem que ter vergonha, a gente tem que se tocar mesmo, se tiver alguma dúvida, tem que perguntar, e os profissionais da Unidade estão aqui pra isso: pra informar vocês, pra tirar as dúvidas, pra acolher vocês da melhor forma possível! Os panfletos que estamos distribuindo mostram como fazer o auto exame, e não é pra vocês guardarem não: é pra mostrarem pra mãe, pra filha, pra sobrinha, pra vizinha, pra todo mundo! Quanto mais informação tivermos, mais ativas podemos ser nessa campanha (...). Distribuição dos panfletos. Apresentação do mural As mulheres do bairro Cavaco, onde elas completariam (livremente, durante a tarde ou em outro dia) a frase: "Ser mulher do bairro Cavaco é...".
Objetivos: Conscientizar as mulheres sobre a importância do auto-exame da mama, de conhecermos, observarmos e tocarmos nosso corpo. Objetivos do mural: Contribuir para que as mulheres do bairro Cavaco se sintam representadas na UBS, a partir do sentido de ser mulher, e de ser mulher nesta comunidade: como é ser mulher neste bairro? O que é ser mulher pra mim? Como me sinto enquanto mulher?.
Panfleto que confeccionamos e distribuímos!
Além da nossa atividade, realizada na sala de espera, outras foram desenvolvidas pelos outros profissionais nas salas da Unidade. Seguem abaixo:


  • Atividade da enfermagem: Sala sobre o auto-exame das mamas (com vídeo ilustrativo e com as enfermeirandas disponíveis para ensinar às mulheres a fazerem o auto-exame e tirar dúvidas) e abertura do evento.



  • Atividade da fisioterapia (NASF 2): Sala de massagem (a sala mais visitada pelas usuárias! Alguém desconfia o motivo? hahahaha) e abertura do evento (junto à enfermagem), com alguns exercícios e informações sobre o Outubro Rosa;


  • Atividade da odontologia: Sala com palestra sobre saúde bucal;



  • Atividade desenvolvida pelos ACS: marcação e organização dos exames citologia e mamografia, organização do acesso dos usuários às Salas.



  • Estúdio Fotográfico Rosa, realizado pelas estagiárias do CEPROAL.




  • O evento foi lindo! Parabéns a toda a equipe que faz a Unidade Dr. José Fernandes! Às agentes de saúde, pela dedicação ao evento, desde a organização, decoração, à execução, aos fisioterapeutas do NASF 2, Murilo e Taline, que prepararam a sala de massagem com tanto carinho para as usuárias (e elas adoraram!). A todos os auxiliares e técnicos da equipe, às enfermeirandas, a todos! Foi muito enriquecedor participar desta campanha com a equipe de saúde!

    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    sexta-feira, 14 de outubro de 2011

    Formação em Psicologia - Lançamento do livro


    Oi, gente!
    Passando aqui pra divulgar o lançamento do livro Formação em Psicologia - Reflexões sobre uma experiência de interiorização do Ensino Superior no Agreste Alagoano, organizado por Maria Augusta Costa dos Santos, Cássia de Castro Bezerra e Flávia Regina Guedes Ribeiro, docentes da Unidade de Ensino Palmeira dos Índios (nossas professoras!!!Imaginem só nosso suuuper orgulho!!).
    O lançamento será dia 26.10, as 19h na Bienal do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções, em Maceió.
    Vamos participar? 


    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas (3º encontro)

    Olá, pessoal!
    Hoje vamos falar sobre nosso terceiro encontro com o grupo de professores da escola Artur Ramos (para conhecer o projeto, clica aqui!). Segue abaixo:

    Tema: Preconceitos
    Descrição da atividade: Apresentação da proposta da atividade. Dinâmica dos rótulos - colamos nas costas de cada educador um pedaço de cartolina com um rótulo (bicha, sapatão, padre, freira, viado, drogado, professor, negro - a intenção era mesmo usar alguns termos pejorativos) escolhido aleatoriamente. Depois, pedimos que os professores se movimentassem, observando os rótulos do colegas e abraçando somente aqueles rótulos que se sentissem bem, que conviveriam sem problemas, que gostariam que fizessem parte de sua vida - Roda de discussão sobre as impressões/sentimentos/reflexões sobre a atividade vivenciada e sobre o tema.
    Objetivos: Proporcionar uma reflexão sobre a forma como os preconceitos estão presentes no cotidiano escolar, sendo produzidos e reproduzidos neste espaço, tanto por alunos como por professores, e sobre o impacto do mesmo nas relações que estabelecemos, principalmente relações de exclusão.


    Esse encontro foi interessantíssimo pra nós! Tivemos alguns desencontros com o grupo, devido a feriados, outras atividades desenvolvidas na escola pelos educadores, enfim. Num primeiro momento, conversamos sobre o cotidiano deles, sobre as novidades (inclusive em breve postaremos aqui sobre um evento muito bacana que está sendo organizado pela escola), e ouvimos muitas coisas, inclusive novas demandas! E a pergunta era: o tema preconceito ainda interessava ao grupo? Sim, bastante! Algumas situações de preconceito foram compartilhadas e então partimos para a atividade. Após a dinâmica, o grupo de discussão não poderia ter sido melhor! É incrível perceber como o grupo se processa, muitas vezes se basta! Interferimos pouquíssimas vezes, com algumas pontuações e provocações - afinal, temos um objetivo ali, e a meta é alcança-lo! Uma fala e todo o grupo reflete, pontua, questiona, complementa, compartilha outra experiência, e assim flui. Recortamos algumas falas do grupo para postar aqui no blog: "Mas quando você diz 'se a pessoa ficar no canto dela, não ficar se amostrando, não me incomoda', já diz que você tem preconceito sim. Só não incomoda se a pessoa não demonstrar que é, se você não souber, se ela não for o que realmente é (...)", "Ninguém está livre de preconceitos, nem de ser vítima, nem de praticar. Porque a gente faz parte de uma sociedade preconceituosa, estamos inseridos nisso...crescemos ouvindo os modelos certos a seguir, o que é normal e o que não é, e quando nos deparamos com algo que aprendemos que é errado, com o que é "anormal", nos chocamos, estranhamos, não aceitamos...e reproduzimos o que aprendemos", "Eu conheço uma pessoa muito próxima que é lésbica. No início foi um choque, mas depois a gente foi se acostumando, porque a conheço muito, converso muito com ela e sei que é uma pessoa maravilhosa, de um coração mais puro que o meu até! Eu não vejo o rótulo, eu vejo a pessoa que ela é".


    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    Intervenção sobre Higiene na Creche Eurides Correia de Sena e na Casa de Passagem

    Oi, gente!
    Neste post vamos falar da intervenção sobre Higiene realizada na Creche Eurides Correia de Sena e na Casa de Passagem, ambas localizadas no bairro Cavaco, onde atuamos. A intervenção foi realizada junto às enfermeirandas Delma e Solange, que também estão atuando na UBS Dr. José Fernandes.
    Segue abaixo:

    Tema: Higiene pessoal
    Descrição da atividade: Apresentamos a proposta da atividade - conversar um pouquinho sobre higiene, onde as crianças ajudariam nossos amiguinhos a encontrar os produtos/objetos que usam para fazer a higiene corporal e bucal, ensinando a eles e à turminha como devemos usá-los. Colocamos os objetos de higiene numa caixa, junto a vários brinquedos, de forma que cada criança, uma de cada vez, iria até a caixa  procurar o objeto de higiene e apresentá-lo à turma. Quando necessário, fazíamos algumas intervenções, explicando a importância de cada produto usado e de manter hábitos saudáveis de higiene, mas a ideia era que as crianças conduzissem a atividade, falando a partir de seu cotidiano e seus hábitos.
    Objetivos: Conhecer os hábitos de higiene adotados pelas crianças e ressaltar a importância de manter hábitos saudáveis, conscientizando-as dos benefícios de ter uma boa higiene pessoal e dos prejuízos quando não a temos (apesar de que todas as crianças, em ambas instituições, sabiam dos prejuízos causados pela falta de higiene bucal - "Fica com bafo, né, tia?", "Fica com aquela cobrinha no dente!").




    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    domingo, 2 de outubro de 2011

    Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde (3º encontro)

    Oi, gente!
    O post de hoje é sobre nosso terceiro encontro com as agentes comunitárias de saúde, na Atualização em SUS e Atenção Básica que estamos realizando na UBS do Cavaco. Segue abaixo:

    Tema: Atenção Básica à Saúde.
    Descrição da atividade: Formamos uma roda de discussão com as agentes e, para direcionar a mesma, distribuímos entre elas algumas frases com conceitos importantes sobre a Atenção Básica à Saúde, em relação a seus princípios e práticas. Construção do "mapa da 'nossa' atenção básica" - pedimos que as agentes elaborassem um mural com as práticas e profissionais que atuam na UBS.
    Objetivos: Discutir os principais conceitos da Atenção Básica à Saúde, a partir do material usado e das práticas vivenciadas pelas agentes comunitárias de saúde. Esse encontro foi um momento de troca mesmo, de compartilhar! As nossas ACS tinham muito a falar sobre a temática, experiências, intervenções que fizeram....enfim: foi uma troca enriquecedora! O mapa da atenção básica foi proposto tanto para conhecermos como as ACS compreendem o espaço onde atuam, quanto com um objetivo mais prático: ele ficará exposto para os usuários, onde estes poderão identificar os profissionais que atuam na UBS, os serviços e atendimentos, e ficar atualizadíssimos com a agenda da Unidade (no mural também colocaremos o calendário mensal, com as datas dos grupos e os profissionais responsáveis!).
    Obs.: Um encontro só não deu pra concluir o mural! Mas assim que concluirmos, atualizaremos esse post com fotos dele já na parede da UBS! :)





    É isso, pessoal! O tempo tá corrido, mas vamos nos esforçar pra atualizarmos aqui com mais frequência! :)
    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.