quinta-feira, 10 de maio de 2012

Grupo de adolescentes - Gravidez não planejada na adolescência

Olá, pessoal!
Neste post vamos compartilhar com vocês mais uma ação realizada num coletivo do Projovem Adolescente. Depois da intervenção sobre Sexualidade e Gênero (Não leu? Clique aqui!!), realizamos esta que segue abaixo.

Tema: Gravidez na adolescência.
Atividade realizada: Dividimos o grupo em dois subgrupos, separando por sexo, explicamos como seria a atividade e distribuímos, para cada grupo, a primeira parte da história de Camila e Tiago, contada de forma diferente: para o grupo dos homens, era a história de Tiago, sendo contada por ele. E, para as meninas, a história de Camila, sendo contada pela visão de Camila. As histórias estavam divididas em três partes, abordando os sentimentos dos adolescentes, o namoro, as conversas sobre sexo entre pais e filhos, o uso do preservativo, o mito do grupo de risco, e a gravidez: a notícia, as responsabilidades e as mudanças que ela traz. Cada parte da história vinha acompanhada com algumas questões para o grupo responder, na folha mesmo. Quando eles terminavam de responder as questões, entregavávamos a próxima parte. Ao final, fomos lendo as partes, discutindo a partir das respostas que eles tinham dado às questões. No final do encontro, utilizamos novamente a caixa de sugestões e dúvidas.
Objetivos: Compreender o que o grupo pensa sobre o tema, como representa a gravidez na adolescência e como percebem o impacto e consequências de uma gravidez não planejada na vida do adolescente. Discutir sobre as formas de prevenção da gravidez, partindo sempre das falas do grupo, buscando ampliar os conhecimentos do mesmo sobre o tema.

Como são duas histórias (uma mesma história, duas versões) e o post ficaria muito grande, seguem os links:

Clique na imagem para ampliar!



Abraços,
Rayane e Sislane.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Grupo de Adolescentes - Sexualidade e Gênero

Oi, gente!
Como mencionamos anteriormente, continuaremos compartilhando com vocês nossas intervenções. Estamos estagiando em espaços diferentes, mas continuamos parceiras no blog, claro! :)
Hoje vamos compartilhar uma ação  realizada com um coletivo do Projovem Adolescente. Esta atividade faz parte de quatro intervenções que estão sendo realizadas com os coletivos do Projovem, que contemplam os temas sexualidade e drogas. Segue abaixo a primeira ação:

Tema: Sexualidade e gênero
Descrição da atividade: Iniciamos o encontro apresentando a proposta do trabalho. Para introduzir o tema “Sexualidade e gênero”, fizemos uma Tempestade de Ideias: numa cartolina na parede, escrevemos “mulher/homem”, e pedimos que o grupo dissesse palavras que representassem o que é ser mulher para eles e, posteriormente, o que é ser homem. “Que características definem o que é ser mulher? Que papéis a mulher exerce, ou deve exercer? E o homem, o que caracteriza o homem?”. Depois, trocamos a palavra “mulher” pela palavra “homem” e perguntamos ao grupo quais características de cada lado poderiam permanecer e quais não poderiam. Usamos palavras que eles tinham usado, para falar sobre os papéis que a sociedade atribui ao homem e à mulher, as expectativas que alimentam sobre o que o homem deve fazer, de como deve agir, do que é ser homem, e também do que é ser mulher.
Depois, dividimos o grupo em dois subgrupos e distribuímos, para cada um, uma estória. Pedimos que eles lessem e pensassem num final pra cada uma, para que depois apresentassem para todos. Depois que os grupos apresentaram, discutimos sobre os finais que cada um escreveu, sobre outras possibilidades de continuação das estórias, aproveitando os finais e as falas deles para explicar  como questões de gênero podem influenciar situações como violência doméstica e a forma como a gente vai aceitando e justificando situações assim, achando que “é coisa de homem” e “é coisa de mulher”, promovendo, com o grupo, uma reflexão sobre o impacto e influência da desigualdade de gênero em nossas relações.

Clique na imagem para ampliar!

Apresentamos e utilizamos a “caixa de sugestões e dúvidas". (Não conhece? Clica aqui!).
Abraços,
Rayane e Sislane.

Obs.: Seria interessante elaborar estórias mais próximas à realidade do grupo (adolescentes), mas como no segundo encontro trabalharíamos outras estórias que também envolveriam questões de gênero, quisemos "diversificar" um pouco as situações.
Obs.2: Esta atividade foi baseada e, em algumas partes, adaptada do livro Trabalhando com Mulheres Jovens.

* Rayane atualmente é estagiária de Psicologia em um CRAS no interior de Alagoas.

domingo, 15 de abril de 2012

Compartilhando "novas" experiências...

Fonte da imagem: internet

O grande objetivo do blog é compartilhar. Iniciamos o blog compartilhando nossas experiências, intervenções realizadas no PET-Saúde de Psicologia e de certa forma isso também nos ajudou a repensar algumas práticas, reelaborar intervenções, até mesmo fazer uma "avaliação" de como estamos intervindo e do que poderia melhorar.
A grande questão era: e agora, que o nosso período no PET-Saúde acabou, o que fazer com o blog?
Essa foi uma questão sobre a qual pensamos durante um bom tempo, e enfim decidimos: vamos continuar compartilhando nossas experiências neste espaço que é tão nosso - nosso aqui e de vocês aí - num espaço que foi construído com tanto carinho, que surgiu de uma ideia despretensiosa da nossa eterna preceptora Ana Paula - Por que a gente não faz um blog? Pensem nisso!
Uma coisa que nos ajudou a decidir pela continuidade do blog foi um comentário que recebemos aqui de um CRAS de MG. Não imaginávamos que o blog era acompanhado por pessoas "além PET-Saúde", e ficamos surpresas - e felizes - ao descobrir isso!
Como já dissemos em outros momentos, temos outros estágios, então...por que não compartilhar intervenções que realizamos nestes espaços?
É isso que faremos!
O endereço do blog continua o mesmo, mudamos apenas a "carinha" dele, junto com essa "nova" proposta. Continuaremos compartilhando nossas experiências, divulgando eventos, e também abertas à experiências de outras equipes, outros trabalhos: vamos todos compartilhar? :)

A ideia é que este espaço continue sendo de troca, de experiências compartilhadas.
Esperamos que gostem!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

sábado, 7 de abril de 2012

Caixa de sugestões e dúvidas

Oi, gente!
Quem acompanha o blog já há algum tempo, com certeza já ouviu leu aqui sobre nossa caixa de sugestões e dúvidas. Mas, apesar de falarmos tanto sobre o uso dela, ainda não tínhamos mostrado aqui.
A nossa caixa de sugestões e dúvidas começou a ser usada com o grupo de adolescentes na escola onde desenvolvemos o projeto Psicologia e Arteterapia: quebrando tabus e construindo caminhos  (esse aqui! Clica pra conhecer!). 
Por que usar a caixa?
Muitas vezes o grupo não se sente à vontade em compartilhar com todos suas dúvidas, questionamentos, ou sugerir abertamente temas que gostariam que fossem trabalhados - e com o uso da caixa, conseguimos manter uma comunicação direta com o grupo, onde podemos atender especificamente as necessidades apontadas por eles. A caixa nos ajudou muito em todos os encontros, direcionou os temas, o planejamento das intervenções, enfim: vale a pena usar e abusar dessa "tecnologia".
Confeccionamos a caixa de forma que ela, por si só, pudesse expressar sua proposta:







Vocês já usaram a caixa de sugestões e dúvidas em alguma intervenção? Compartilhem com a gente também!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

Série - Trabalhando com Homens Jovens

Oi, gente!
Compartilhando mais leituras interessantes pra quem vai trabalhar com grupo de adolescentes, de homens ou grupos de mulheres. A série Trabalhando com Homens Jovens. Apesar do título do livro ser direcionado ao público masculino, as técnicas podem ser trabalhadas em grupos mistos ou de mulheres, com algumas adaptações.
O livro é dividido em 5 cadernos/sessões, mas encontramos apenas duas disponíveis em pdf: 


O caderno 1: Sexualidade e Saúde Reprodutiva, segue o link:
http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/SexualidadeeSaudeRep.pdf




E o caderno 5: Prevenindo e Vivendo com HIV/AIDS. Segue o link:
http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PrevenindoeVivendocomHIVAIDS.pdf

Por quê indicamos: além de trabalhar temas importantes de forma bem dinâmica e acessível, cada sessão tem três módulos: O quê e o porquê, Como  e Onde. No primeiro, traz discussões e conteúdo sobre os temas, sobre a importância de trabalhá-los. No segundo, como trabalhá-los: traz diversas ténicas, contento objetivos, dicas, fechamento, notas para os facilitadores, perguntas para discussão. E no terceiro módulo, traz indicações de onde buscar mais informações e recursos para trabalhar cada tema.
Apesar de ser um manual bem completo, vale lembrar que adaptações são válidas e necessárias, pois cada grupo é um grupo, e ainda que sejam grupos de homens, adolescentes, ou mulheres em todo lugar, cada um terá suas particularidades e é importante perceber as necessidades do grupo e a melhor forma de atendê-las!


Quem souber onde podemos encontrar em pdf as outras sessões, deixa nos comentários! E quem puder adquirir o livro, vale muito a pena, viu? No último congresso nacional da ABRAPSO (em Recife), encontramos disponível para compra, mas não sabemos onde comprar online.

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde

Oi, gente!
Passando pra compartilhar com vocês um livro muito bom, que usamos em muitas de nossas intervenções com adolescentes! É o Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde, que está disponível em pdf neste link:

O manual aborda os temas: Gênero, empoderamento e direitos humanos, identidade e relações, violência, corpo e sexualidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos, maternidade, prevenindo e vivendo com HIV/AIDS, drogas, trabalho e participação comunitária.
Vale a leitura!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.
 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Nossa despedida...

Oi, gente!
Hoje vamos compartilhar com vocês não uma intervenção, mas a nossa despedida da UBS Dr. José Fernandes. O PET-Saúde 2011-2012 foi encerrado no final de março e, depois de dois anos (participamos do PET 2010-2011 também!), tínhamos que, de alguma forma, registrar nosso carinho e agradecimento pela equipe maravilhosa que nos acolheu desde o nosso primeiro dia como estagiárias do PET-Saúde e que sempre nos tratou como parte da família da UBS Cavaco! :)
Ana Paula, nossa preceptora, abriu o encontro com algumas  considerações  sobre esses dois anos de PET-Saúde. Em seguida, distribuímos para todos um pedaço de papel amarelo, para que pudéssemos construir o mural de recordações do PET. Poderia ser uma palavra, uma frase, algum momento que foi importante para eles, enfim...a ideia era que pudéssemos ter uma noção de como foi esse contato para a equipe.

Clique na imagem para ampliar! :)


o mural


Dona Suzete arrancou boas risadas de todos com sua mensagem!


Depois que todos leram suas mensagens, foi a nossa vez de agradecer. Difícil foi segurar a emoção, porque, acreditem: as experiências que tivemos na UBS do Cavaco, com a equipe, com os usuários...marcaram muito, foram muito importantes pro nosso crescimento não só profissional, mas pessoal também. Nos sentíamos parte da equipe, porque sempre fomos recebidas dessa forma. Conseguimos construir uma relação de respeito, compromisso e admiração com todos, e isso nos deixa muito felizes! É gratificante!
Mais uma vez, muito obrigada a todos que fazem a UBS Cavaco, funcionários e usuários! Vocês foram fundamentais pra que nossa experiência no PET-Saúde fosse tão construtiva, importante, especial como foi! 

Ana, como te agradecer? Você foi uma preceptora incrível! Sempre esteve disponível pra gente, sempre torcendo, incentivando...você acreditou no nosso trabalho, em nossa capacidade, e isso nos ajudou a acreditar também! Obrigada por tudo!
Augusta, nossa tutora, obrigada pelas orientações, pelas dicas, pelo incentivo, pela escuta nos momentos de angústia, por acreditar na gente e no nosso trabalho, e por nos ensinar coisas que vão além, muito além desse estágio, obrigada mesmo!!
Tivemos muita sorte, pois todos que passaram pela UBS e toda a equipe que permanece até hoje, sempre nos receberam de braços abertos! Ficaria cansativo agradecer a todos aqui, e como já agradecemos pessoalmente, na despedida, fica aqui nosso agradecimento coletivo: obrigada por terem nos acolhido, pela receptividade, por acreditarem no nosso trabalho, em nossas propostas de intervenção, pela disponibilidade, por tudo! 
Joana, Rose e Rafa (enfermeiras que dirigiram a UBS durante nosso período no PET, obrigada pela abertura, acolhimento, confiança e credibilidade de sempre!), à Suzete, Maria, Seu Durval, Carol, Rosana, Leide, Célia, Rosemary, Rosa, Jéssica, Shirley, Murilo (fisio do NASF), Maria, Solange, Margarete, Edione, enfim...todas as agentes de saúde, todos os técnicos, enfermeiras, enfermeirandas...obrigada, obrigada! 




Parte da equipe Cavaco!

Abraços apertados e até breve! (até breve?! hehehe Aguardem!)
Rayane e Sislane.

sábado, 24 de março de 2012

Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em Saúde (5º e último encontro)

Oi, gente!
Hoje vamos compartilhar com vocês o quinto e último encontro do projeto Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em Saúde (não conhece? Clica  aqui! ).
Segue abaixo a atividade:

Tema: O agente comunitário de saúde (ACS)

Descrição da atividade: Iniciamos o encontro conversando um pouco sobre o processo de surgimento da profissão, quais demandas ela vinha atender, as mudanças que foram acontecendo e a compreensão atual do papel do agente comunitário de saúde - "conversando" porque não era uma palestra, não éramos nós dizendo a elas o papel do ACS, mas uma troca de conhecimentos e experiências entre nossa equipe e o grupo. Depois, distribuímos para o grupo pedaços de cartolina em formato de balãozinho de falas (tipo aqueles de desenhos animados!hehehe), e pedimos que elas respondessem a duas questões, separadamente: "Ser agente de saúde é..." e "Qual a importância do ACS para a comunidade e para a UBS?". Depois que todas responderam, montamos, junto a elas, o mural com o título "Fala aí, agente!". O mural está exposto na sala de reuniões/grupos na Unidade de Saúde, ao lado daquele outro mural que elaboramos no terceiro encontro, mapeando os profissionais da UBS.

Objetivos: Quando elaboramos a proposta do projeto, com os temas e objetivos, nossa ideia para este último encontro não era dizer às ACS o que é o agente comunitário de saúde, qual o seu papel e suas atribuições na comunidade. Imagina só a gente dizendo a elas, que exercem essa função, qual é sua função!? Ninguém melhor que as próprias agentes de saúde para falar sobre o trabalho que exercem, sobre a importância do seu trabalho na comunidade, junto à equipe de saúde. Então o objetivo principal desse encontro era compreender como as ACS compreendem seu papel na equipe, na comunidade, e como se sentem enquanto agentes de saúde - como é ser ACS? Como vocês veem a importância do trabalho de vocês para a equipe e para a comunidade?

Algumas respostas:

Dica: se clicar na foto, ela fica maior!

Qual a importância do ACS para a comunidade e para a UBS?




Ser agente de saúde é...




O mural Fala aí, agente! e o mural do mapeamento da UBS



Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

sábado, 17 de março de 2012

III Congresso Brasileiro de Saúde Mental - ABRASME

Oi, gente!
Passando pra divulgar o III Congresso Brasileiro de Saúde Mental, que tem como tema "Aperreios e Doidices: saúde mental como diversidade, subjetividade e luta política". 
Quando: 07 a 09 de junho de 2012
Onde: No Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.

As inscrições vão até o dia 31 de maio e não haverá inscrições no local, então, fiquem atentos!
E, para quem quer inscrever trabalhos, a novidade é que o prazo foi prorrogado até o dia 9 de abril!

Inscrições e mais informações sobre o Congresso, clique aqui!

Para quem ainda está procurando hospedagem, temos uma notícia ótima: o blog albergando.com (clique para acessar!), está fazendo uma super pesquisa sobre hospedagens em Fortaleza e em breve vão publicar por lá! Em tempo: o blog é comandado por Mariana e Ana Luísa Pascoal, fãs e adeptas de hostels (albergues), e é um espaço onde falam sobre viagens, hostels, dão dicas pra quem tá de mala pronta e avaliam albergues!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

domingo, 4 de março de 2012

Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde (4º encontro)

Oi, gente!
Primeiramente, gostaríamos de nos desculpar pela ausência aqui no blog. Temos atividades paralelas ao PET-Saúde (TCC, estágios...), e acaba sobrando pouco tempo pra vir aqui compartilhar com vocês nossas intervenções do PET. Mas estamos nos organizando pra ficarmos mais presentes por aqui, pois este é um espaço importante pra nós e poder compartilhar nossas experiências é gratificante! Então, vamos à intervenção, né?
Neste post vamos compartilhar com vocês o quarto encontro com as agentes comunitárias de saúde da UBS Cavaco, onde atuamos. Esse encontro é parte do projeto Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde (clica aqui pra conhecer!).
Segue abaixo:

Tema: Psicologia na Atenção Básica
Descrição da atividade: Distribuímos entre as agentes alguns pedaços de papel em branco e pedimos que elas escrevessem a primeira coisa que lhes viesse à mente quando pensam no papel do psicólogo na atenção básica à saúde. Depois que todas escreveram, recolhemos os papéis e começamos a apresentação em slides sobre o papel do psicólogo na atenção básica. Os tópicos que abordamos foram:

  • Atenção Básica à Saúde: algumas considerações sobre o campo
  • Psicologia na Atenção Básica: algumas considerações
  • Atividades desenvolvidas por psicólogos na Atenção Básica
  • Intervenções da Psicologia através do PET-Saúde de Psicologia em Arapiraca/AL


Após a apresentação em slides, retomamos aos papéis que entregamos a elas no início do encontro e lemos para o grupo as pontuações de cada um, fazendo uma ponte entre o que elas escreveram sobre o papel do psicólogo na atenção básica, de que forma compreendiam esse papel, com os pontos que abordamos nos slides.

Objetivos: Propor uma reflexão sobre as contribuições e atribuições da psicologia na atenção básica, fazendo um resgate de como se deu essa inserção neste campo de atuação, sobre as dificuldades e possibilidades de atuação, pois um dos pontos que pudemos observar durante o PET-Saúde foi que, ao referirem-se ao psicólogo, muitas vezes remetiam-se à prática psicoterápica, ao "atendimento ao paciente".

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

As referências utilizadas:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. - Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 256 p.: il. - (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos HumanizaSUS ; v. 2) – Disponível em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizasus_atencao_basica.pdf.
CAMARGO-BORGES, C.; CARDOSO, C. L. A psicologia e a estratégia saúde da família: compondo saberes e fazeres. Psicologia & Sociedade, Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 26-32, maio/ago. 2005.
CREPOP. Senhoras e senhores gestores da saúde, Como a Psicologia pode contribuir para o avanço do SUS. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/publicacoes/publicacoesDocumentos/conasems_crepop_v4.pdf
SPINK, M.J.P., (org.) A psicologia em diálogo com o SUS: prática profissional e produção acadêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2007.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas (4º e último encontro)

Olá, pessoal!
Lembram do projeto  "Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas" que vínhamos realizando na Escola Artur Ramos? Realizamos o 4º e último encontro deste projeto (não conhece? Clica AQUI!). 
Segue abaixo:

Tema: Família e Escola: dificuldades e possibilidades.
Atividade realizada: Explicação da proposta do tema e da atividade. Dividimos os educadores em trios e distribuímos alguns recortes do texto A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva (para visualizar o texto completo, clique aqui!), para que elas lessem, discutissem e posteriormente apresentassem ao grupo o recorte e se posicionassem diante da leitura, colocando suas impressões, críticas, enfim. Roda de discussão sobre o tema, trazendo os recortes e contextualizando com a realidade dos educadores da Escola. Depois da discussão, propusemos que elas se dividissem em dois grupos, para que cada um elaborasse uma proposta de atividades que proporcionem uma maior interação e parceria entre a Escola e as famílias. Com a apresentação das propostas, surgiu uma outra: que, juntas, elaborássemos um projeto maior, unindo as duas propostas apresentadas. Algumas ideias que surgiram: Realizar as reuniões com os pais no período noturno, pois assim eles não precisariam faltar no trabalho; realizar reuniões de forma mais dinâmica, onde os pais possam participar mais ativamente das mesmas; conversar sobre a importância da educação; apresentar a proposta da Escola: o que os professores estão propondo aos meus filhos? Como posso contribuir e participar desse processo?
Objetivos da atividade: Refletir sobre os papéis da escola e dos pais, pensando as dificuldades e propondo estratégias de enfrentamento das mesmas. Estruturar propostas de atividades que possam aproximar a família da escola, pautadas na realidade da escola em questão. 


Depois das discussões, agradecemos ao grupo pelo acolhimento, pela participação e dedicação ao nosso projeto. Não há como descrever o quanto crescemos, o quanto aprendemos com esse grupo! Conseguimos construir um vínculo especial com elas, uma troca muito bacana! Depois que falamos sobre as impressões que tivemos durante as atividades, sobre o que tínhamos proposto e pensado para cada encontro e sobre o objetivo geral, as professoras também falaram sobre as impressões que tiveram diante dos encontros. Uma das falas foi: "Quando vocês chegaram aqui e me apresentaram a proposta de vocês, eu estava numa fase muito ruim aqui na escola, não estava conseguindo enxergar minhas professoras, minha equipe...e naquele primeiro encontro, foi muito emocionante pra mim, porque eu pude ouvir, de verdade, cada uma delas, ouvir o que elas estavam sentindo, e pude falar também...ali eu senti meu grupo novamente. Eu sei que posso falar por todas que estão aqui, sinceramente, tenho certeza que aquele dia marcou a vida de todas nós" (sic).

Foi emocionante pra gente ouvir do grupo tudo que foi dito! Foram "apenas" quatro encontros, onde aprendemos muito, muito mesmo! E ficamos muito felizes em saber que também contribuímos de alguma forma com esse grupo, que conseguimos ir além dos objetivos do projeto! Nosso agradecimento a toda equipe da Escola Artur Ramos, pela porta sempre aberta, pelo acolhimento, por acreditarem no nosso trabalho, por se dedicarem junto a nós e pelas discussões incríveis! Muito obrigada!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

Grupo de gestantes

Oi, gente!
Nesta semana realizamos um encontro com algumas gestantes da UBS Dr. José Fernandes. Temos várias atividades ainda de 2011 para postar aqui, mas vamos postando aos poucos.

Segue abaixo a atividade:
Atividade realizada: Iniciamos o grupo apresentando a equipe do PET e pedindo que as gestantes se apresentassem a apresentassem também sua gravidez: quantos meses de gestação, se já sabiam o sexo do bebê, se já tinham escolhido o nome, se era a primeira gestação ou não. Depois das apresentações, fizemos uma "tempestade de ideias": pedimos às gestantes que falassem tudo que viesse à mente em relação à gravidez e fomos anotando numa cartolina. Discussão sobre as ideias expostas (descoberta, felicidade, compartilhar, enjôos, estresse, sono, pré-natal, parto, amamentação). Depois, dividimos o grupo em dois grupos menores, e propusemos outra atividade: um grupo ficaria com a gestação e o outro com o parto e pós-parto. Cada grupo deveria compartilhar entre si momentos marcantes de cada etapa (gestação, parto e pós-parto), e escolher duas situações para apresentar ao outro grupo. Ainda durante as apresentações, as gestantes puderam compartilhar situações semelhantes, esclarecer as dúvidas umas das outras (era um grupo bem misto, algumas gestantes de primeira viagem, outras já na terceira gestação). Na apresentação do grupo que ficou responsável para falar sobre o parto e pós-parto, umas das gestantes se mostrou muito angustiada em relação ao parto: "Só de pensar eu fico tão nervosa, eu tava aqui dizendo às meninas, que eu falo nisso aqui e quando chegar em casa vou me acabar de chorar, de tanto medo que eu tô!" (sic). Nesse momento, as outras gestantes se "mobilizaram" e compartilharam suas experiências com o parto, quais os sinais que sentiram, quem as ajudou, como se sentiram, como foram tratadas pela equipe médica, enfim. 
Objetivos: Refletir sobre as etapas da gestação, sobre os tipos de parto, sobre as sensações e expectativas vivenciadas pelas gestantes. Proporcionar um momento em que elas pudessem compartilhar as próprias vivências, suas expectativas, um momento em que elas pudessem falar sobre sua gestação; não seríamos nós falando sobre o que é a gravidez, como é o parto, como deve ser, o que a mulher sente: mas as próprias gestantes falando e refletindo sobre essa experiência. que estão vivendo.



As gestantes falando sobre a primeira consulta do pré-natal

Sislane explicando a atividade proposta

Murilo (fisio do NASF II) e Sislane, falando sobre o acolhimento da equipe médica

Gestantes, Rafaella (enfermeira e diretora da UBS), Murilo (fisio do NASF II), Sislane e Rayane (PET-Saúde Psicologia)
Essa atividade foi adaptada do capítulo sobre maternidade, do livro Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde (Promundo; Salud e Gênero; ECOS; Instituto PAPAI; World Education), 2008.

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.