sábado, 7 de janeiro de 2012

Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas (4º e último encontro)

Olá, pessoal!
Lembram do projeto  "Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas" que vínhamos realizando na Escola Artur Ramos? Realizamos o 4º e último encontro deste projeto (não conhece? Clica AQUI!). 
Segue abaixo:

Tema: Família e Escola: dificuldades e possibilidades.
Atividade realizada: Explicação da proposta do tema e da atividade. Dividimos os educadores em trios e distribuímos alguns recortes do texto A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva (para visualizar o texto completo, clique aqui!), para que elas lessem, discutissem e posteriormente apresentassem ao grupo o recorte e se posicionassem diante da leitura, colocando suas impressões, críticas, enfim. Roda de discussão sobre o tema, trazendo os recortes e contextualizando com a realidade dos educadores da Escola. Depois da discussão, propusemos que elas se dividissem em dois grupos, para que cada um elaborasse uma proposta de atividades que proporcionem uma maior interação e parceria entre a Escola e as famílias. Com a apresentação das propostas, surgiu uma outra: que, juntas, elaborássemos um projeto maior, unindo as duas propostas apresentadas. Algumas ideias que surgiram: Realizar as reuniões com os pais no período noturno, pois assim eles não precisariam faltar no trabalho; realizar reuniões de forma mais dinâmica, onde os pais possam participar mais ativamente das mesmas; conversar sobre a importância da educação; apresentar a proposta da Escola: o que os professores estão propondo aos meus filhos? Como posso contribuir e participar desse processo?
Objetivos da atividade: Refletir sobre os papéis da escola e dos pais, pensando as dificuldades e propondo estratégias de enfrentamento das mesmas. Estruturar propostas de atividades que possam aproximar a família da escola, pautadas na realidade da escola em questão. 


Depois das discussões, agradecemos ao grupo pelo acolhimento, pela participação e dedicação ao nosso projeto. Não há como descrever o quanto crescemos, o quanto aprendemos com esse grupo! Conseguimos construir um vínculo especial com elas, uma troca muito bacana! Depois que falamos sobre as impressões que tivemos durante as atividades, sobre o que tínhamos proposto e pensado para cada encontro e sobre o objetivo geral, as professoras também falaram sobre as impressões que tiveram diante dos encontros. Uma das falas foi: "Quando vocês chegaram aqui e me apresentaram a proposta de vocês, eu estava numa fase muito ruim aqui na escola, não estava conseguindo enxergar minhas professoras, minha equipe...e naquele primeiro encontro, foi muito emocionante pra mim, porque eu pude ouvir, de verdade, cada uma delas, ouvir o que elas estavam sentindo, e pude falar também...ali eu senti meu grupo novamente. Eu sei que posso falar por todas que estão aqui, sinceramente, tenho certeza que aquele dia marcou a vida de todas nós" (sic).

Foi emocionante pra gente ouvir do grupo tudo que foi dito! Foram "apenas" quatro encontros, onde aprendemos muito, muito mesmo! E ficamos muito felizes em saber que também contribuímos de alguma forma com esse grupo, que conseguimos ir além dos objetivos do projeto! Nosso agradecimento a toda equipe da Escola Artur Ramos, pela porta sempre aberta, pelo acolhimento, por acreditarem no nosso trabalho, por se dedicarem junto a nós e pelas discussões incríveis! Muito obrigada!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

Grupo de gestantes

Oi, gente!
Nesta semana realizamos um encontro com algumas gestantes da UBS Dr. José Fernandes. Temos várias atividades ainda de 2011 para postar aqui, mas vamos postando aos poucos.

Segue abaixo a atividade:
Atividade realizada: Iniciamos o grupo apresentando a equipe do PET e pedindo que as gestantes se apresentassem a apresentassem também sua gravidez: quantos meses de gestação, se já sabiam o sexo do bebê, se já tinham escolhido o nome, se era a primeira gestação ou não. Depois das apresentações, fizemos uma "tempestade de ideias": pedimos às gestantes que falassem tudo que viesse à mente em relação à gravidez e fomos anotando numa cartolina. Discussão sobre as ideias expostas (descoberta, felicidade, compartilhar, enjôos, estresse, sono, pré-natal, parto, amamentação). Depois, dividimos o grupo em dois grupos menores, e propusemos outra atividade: um grupo ficaria com a gestação e o outro com o parto e pós-parto. Cada grupo deveria compartilhar entre si momentos marcantes de cada etapa (gestação, parto e pós-parto), e escolher duas situações para apresentar ao outro grupo. Ainda durante as apresentações, as gestantes puderam compartilhar situações semelhantes, esclarecer as dúvidas umas das outras (era um grupo bem misto, algumas gestantes de primeira viagem, outras já na terceira gestação). Na apresentação do grupo que ficou responsável para falar sobre o parto e pós-parto, umas das gestantes se mostrou muito angustiada em relação ao parto: "Só de pensar eu fico tão nervosa, eu tava aqui dizendo às meninas, que eu falo nisso aqui e quando chegar em casa vou me acabar de chorar, de tanto medo que eu tô!" (sic). Nesse momento, as outras gestantes se "mobilizaram" e compartilharam suas experiências com o parto, quais os sinais que sentiram, quem as ajudou, como se sentiram, como foram tratadas pela equipe médica, enfim. 
Objetivos: Refletir sobre as etapas da gestação, sobre os tipos de parto, sobre as sensações e expectativas vivenciadas pelas gestantes. Proporcionar um momento em que elas pudessem compartilhar as próprias vivências, suas expectativas, um momento em que elas pudessem falar sobre sua gestação; não seríamos nós falando sobre o que é a gravidez, como é o parto, como deve ser, o que a mulher sente: mas as próprias gestantes falando e refletindo sobre essa experiência. que estão vivendo.



As gestantes falando sobre a primeira consulta do pré-natal

Sislane explicando a atividade proposta

Murilo (fisio do NASF II) e Sislane, falando sobre o acolhimento da equipe médica

Gestantes, Rafaella (enfermeira e diretora da UBS), Murilo (fisio do NASF II), Sislane e Rayane (PET-Saúde Psicologia)
Essa atividade foi adaptada do capítulo sobre maternidade, do livro Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde (Promundo; Salud e Gênero; ECOS; Instituto PAPAI; World Education), 2008.

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.