Olá, pessoal!
Lembram do projeto "Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas" que vínhamos realizando na Escola Artur Ramos? Realizamos o 4º e último encontro deste projeto (não conhece? Clica AQUI!).
Segue abaixo:
Tema: Família e Escola: dificuldades e possibilidades.
Atividade realizada: Explicação da proposta do tema e da atividade. Dividimos os educadores em trios e distribuímos alguns recortes do texto A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva (para visualizar o texto completo, clique aqui!), para que elas lessem, discutissem e posteriormente apresentassem ao grupo o recorte e se posicionassem diante da leitura, colocando suas impressões, críticas, enfim. Roda de discussão sobre o tema, trazendo os recortes e contextualizando com a realidade dos educadores da Escola. Depois da discussão, propusemos que elas se dividissem em dois grupos, para que cada um elaborasse uma proposta de atividades que proporcionem uma maior interação e parceria entre a Escola e as famílias. Com a apresentação das propostas, surgiu uma outra: que, juntas, elaborássemos um projeto maior, unindo as duas propostas apresentadas. Algumas ideias que surgiram: Realizar as reuniões com os pais no período noturno, pois assim eles não precisariam faltar no trabalho; realizar reuniões de forma mais dinâmica, onde os pais possam participar mais ativamente das mesmas; conversar sobre a importância da educação; apresentar a proposta da Escola: o que os professores estão propondo aos meus filhos? Como posso contribuir e participar desse processo?
Objetivos da atividade: Refletir sobre os papéis da escola e dos pais, pensando as dificuldades e propondo estratégias de enfrentamento das mesmas. Estruturar propostas de atividades que possam aproximar a família da escola, pautadas na realidade da escola em questão.
Depois das discussões, agradecemos ao grupo pelo acolhimento, pela participação e dedicação ao nosso projeto. Não há como descrever o quanto crescemos, o quanto aprendemos com esse grupo! Conseguimos construir um vínculo especial com elas, uma troca muito bacana! Depois que falamos sobre as impressões que tivemos durante as atividades, sobre o que tínhamos proposto e pensado para cada encontro e sobre o objetivo geral, as professoras também falaram sobre as impressões que tiveram diante dos encontros. Uma das falas foi: "Quando vocês chegaram aqui e me apresentaram a proposta de vocês, eu estava numa fase muito ruim aqui na escola, não estava conseguindo enxergar minhas professoras, minha equipe...e naquele primeiro encontro, foi muito emocionante pra mim, porque eu pude ouvir, de verdade, cada uma delas, ouvir o que elas estavam sentindo, e pude falar também...ali eu senti meu grupo novamente. Eu sei que posso falar por todas que estão aqui, sinceramente, tenho certeza que aquele dia marcou a vida de todas nós" (sic).
Foi emocionante pra gente ouvir do grupo tudo que foi dito! Foram "apenas" quatro encontros, onde aprendemos muito, muito mesmo! E ficamos muito felizes em saber que também contribuímos de alguma forma com esse grupo, que conseguimos ir além dos objetivos do projeto! Nosso agradecimento a toda equipe da Escola Artur Ramos, pela porta sempre aberta, pelo acolhimento, por acreditarem no nosso trabalho, por se dedicarem junto a nós e pelas discussões incríveis! Muito obrigada!
Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.