domingo, 15 de abril de 2012

Compartilhando "novas" experiências...

Fonte da imagem: internet

O grande objetivo do blog é compartilhar. Iniciamos o blog compartilhando nossas experiências, intervenções realizadas no PET-Saúde de Psicologia e de certa forma isso também nos ajudou a repensar algumas práticas, reelaborar intervenções, até mesmo fazer uma "avaliação" de como estamos intervindo e do que poderia melhorar.
A grande questão era: e agora, que o nosso período no PET-Saúde acabou, o que fazer com o blog?
Essa foi uma questão sobre a qual pensamos durante um bom tempo, e enfim decidimos: vamos continuar compartilhando nossas experiências neste espaço que é tão nosso - nosso aqui e de vocês aí - num espaço que foi construído com tanto carinho, que surgiu de uma ideia despretensiosa da nossa eterna preceptora Ana Paula - Por que a gente não faz um blog? Pensem nisso!
Uma coisa que nos ajudou a decidir pela continuidade do blog foi um comentário que recebemos aqui de um CRAS de MG. Não imaginávamos que o blog era acompanhado por pessoas "além PET-Saúde", e ficamos surpresas - e felizes - ao descobrir isso!
Como já dissemos em outros momentos, temos outros estágios, então...por que não compartilhar intervenções que realizamos nestes espaços?
É isso que faremos!
O endereço do blog continua o mesmo, mudamos apenas a "carinha" dele, junto com essa "nova" proposta. Continuaremos compartilhando nossas experiências, divulgando eventos, e também abertas à experiências de outras equipes, outros trabalhos: vamos todos compartilhar? :)

A ideia é que este espaço continue sendo de troca, de experiências compartilhadas.
Esperamos que gostem!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

sábado, 7 de abril de 2012

Caixa de sugestões e dúvidas

Oi, gente!
Quem acompanha o blog já há algum tempo, com certeza já ouviu leu aqui sobre nossa caixa de sugestões e dúvidas. Mas, apesar de falarmos tanto sobre o uso dela, ainda não tínhamos mostrado aqui.
A nossa caixa de sugestões e dúvidas começou a ser usada com o grupo de adolescentes na escola onde desenvolvemos o projeto Psicologia e Arteterapia: quebrando tabus e construindo caminhos  (esse aqui! Clica pra conhecer!). 
Por que usar a caixa?
Muitas vezes o grupo não se sente à vontade em compartilhar com todos suas dúvidas, questionamentos, ou sugerir abertamente temas que gostariam que fossem trabalhados - e com o uso da caixa, conseguimos manter uma comunicação direta com o grupo, onde podemos atender especificamente as necessidades apontadas por eles. A caixa nos ajudou muito em todos os encontros, direcionou os temas, o planejamento das intervenções, enfim: vale a pena usar e abusar dessa "tecnologia".
Confeccionamos a caixa de forma que ela, por si só, pudesse expressar sua proposta:







Vocês já usaram a caixa de sugestões e dúvidas em alguma intervenção? Compartilhem com a gente também!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

Série - Trabalhando com Homens Jovens

Oi, gente!
Compartilhando mais leituras interessantes pra quem vai trabalhar com grupo de adolescentes, de homens ou grupos de mulheres. A série Trabalhando com Homens Jovens. Apesar do título do livro ser direcionado ao público masculino, as técnicas podem ser trabalhadas em grupos mistos ou de mulheres, com algumas adaptações.
O livro é dividido em 5 cadernos/sessões, mas encontramos apenas duas disponíveis em pdf: 


O caderno 1: Sexualidade e Saúde Reprodutiva, segue o link:
http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/SexualidadeeSaudeRep.pdf




E o caderno 5: Prevenindo e Vivendo com HIV/AIDS. Segue o link:
http://www.promundo.org.br/wp-content/uploads/2010/04/PrevenindoeVivendocomHIVAIDS.pdf

Por quê indicamos: além de trabalhar temas importantes de forma bem dinâmica e acessível, cada sessão tem três módulos: O quê e o porquê, Como  e Onde. No primeiro, traz discussões e conteúdo sobre os temas, sobre a importância de trabalhá-los. No segundo, como trabalhá-los: traz diversas ténicas, contento objetivos, dicas, fechamento, notas para os facilitadores, perguntas para discussão. E no terceiro módulo, traz indicações de onde buscar mais informações e recursos para trabalhar cada tema.
Apesar de ser um manual bem completo, vale lembrar que adaptações são válidas e necessárias, pois cada grupo é um grupo, e ainda que sejam grupos de homens, adolescentes, ou mulheres em todo lugar, cada um terá suas particularidades e é importante perceber as necessidades do grupo e a melhor forma de atendê-las!


Quem souber onde podemos encontrar em pdf as outras sessões, deixa nos comentários! E quem puder adquirir o livro, vale muito a pena, viu? No último congresso nacional da ABRAPSO (em Recife), encontramos disponível para compra, mas não sabemos onde comprar online.

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde

Oi, gente!
Passando pra compartilhar com vocês um livro muito bom, que usamos em muitas de nossas intervenções com adolescentes! É o Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde, que está disponível em pdf neste link:

O manual aborda os temas: Gênero, empoderamento e direitos humanos, identidade e relações, violência, corpo e sexualidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos, maternidade, prevenindo e vivendo com HIV/AIDS, drogas, trabalho e participação comunitária.
Vale a leitura!

Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.
 

terça-feira, 3 de abril de 2012

Nossa despedida...

Oi, gente!
Hoje vamos compartilhar com vocês não uma intervenção, mas a nossa despedida da UBS Dr. José Fernandes. O PET-Saúde 2011-2012 foi encerrado no final de março e, depois de dois anos (participamos do PET 2010-2011 também!), tínhamos que, de alguma forma, registrar nosso carinho e agradecimento pela equipe maravilhosa que nos acolheu desde o nosso primeiro dia como estagiárias do PET-Saúde e que sempre nos tratou como parte da família da UBS Cavaco! :)
Ana Paula, nossa preceptora, abriu o encontro com algumas  considerações  sobre esses dois anos de PET-Saúde. Em seguida, distribuímos para todos um pedaço de papel amarelo, para que pudéssemos construir o mural de recordações do PET. Poderia ser uma palavra, uma frase, algum momento que foi importante para eles, enfim...a ideia era que pudéssemos ter uma noção de como foi esse contato para a equipe.

Clique na imagem para ampliar! :)


o mural


Dona Suzete arrancou boas risadas de todos com sua mensagem!


Depois que todos leram suas mensagens, foi a nossa vez de agradecer. Difícil foi segurar a emoção, porque, acreditem: as experiências que tivemos na UBS do Cavaco, com a equipe, com os usuários...marcaram muito, foram muito importantes pro nosso crescimento não só profissional, mas pessoal também. Nos sentíamos parte da equipe, porque sempre fomos recebidas dessa forma. Conseguimos construir uma relação de respeito, compromisso e admiração com todos, e isso nos deixa muito felizes! É gratificante!
Mais uma vez, muito obrigada a todos que fazem a UBS Cavaco, funcionários e usuários! Vocês foram fundamentais pra que nossa experiência no PET-Saúde fosse tão construtiva, importante, especial como foi! 

Ana, como te agradecer? Você foi uma preceptora incrível! Sempre esteve disponível pra gente, sempre torcendo, incentivando...você acreditou no nosso trabalho, em nossa capacidade, e isso nos ajudou a acreditar também! Obrigada por tudo!
Augusta, nossa tutora, obrigada pelas orientações, pelas dicas, pelo incentivo, pela escuta nos momentos de angústia, por acreditar na gente e no nosso trabalho, e por nos ensinar coisas que vão além, muito além desse estágio, obrigada mesmo!!
Tivemos muita sorte, pois todos que passaram pela UBS e toda a equipe que permanece até hoje, sempre nos receberam de braços abertos! Ficaria cansativo agradecer a todos aqui, e como já agradecemos pessoalmente, na despedida, fica aqui nosso agradecimento coletivo: obrigada por terem nos acolhido, pela receptividade, por acreditarem no nosso trabalho, em nossas propostas de intervenção, pela disponibilidade, por tudo! 
Joana, Rose e Rafa (enfermeiras que dirigiram a UBS durante nosso período no PET, obrigada pela abertura, acolhimento, confiança e credibilidade de sempre!), à Suzete, Maria, Seu Durval, Carol, Rosana, Leide, Célia, Rosemary, Rosa, Jéssica, Shirley, Murilo (fisio do NASF), Maria, Solange, Margarete, Edione, enfim...todas as agentes de saúde, todos os técnicos, enfermeiras, enfermeirandas...obrigada, obrigada! 




Parte da equipe Cavaco!

Abraços apertados e até breve! (até breve?! hehehe Aguardem!)
Rayane e Sislane.