Oi, gente!
Temos uma novidade pra vocês: o post de hoje conta a estória de um famoso pé de jambo e da criatividade da equipe do PET-Saúde que atua no 4º Centro de Saúde, aqui em Arapiraca. O texto é do Gilberto Jr. (estudante de Psicologia do 10º período e bolsista do PET-Saúde), que atua no Programa com a Anahi Bezerra (estudante de Psicologia do 8º período e bolsista do PET-Saúde), e 3 colaboradores (fico devendo os nomes pra vocês, tá?).
Segue abaixo...
Uma sala ao ar livre
O famoso pé de jambo no canto direito, atrás da cadeira. |
Era uma vez um grupo de estagiários do PET-Saúde...
Parece uma estorinha, mas não é nada disso; é a realidade do serviço público que atiça nossa criatividade. Desde o ano retrasado (2009), na primeira formação do Pet-Saúde de Psicologia, demos início a uma nova empreitada de trabalho no 4º Centro de Saúde na cidade de Arapiraca.
Frente às dificuldades por nós enfrentadas, esbarramos num problema com o local para realização dos grupos, trabalho considerado por nós um dos mais importantes entre as atividades desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde (UBS).
Durante a busca, achamos um local bem mais perto do que imaginávamos: estava lá no fundo do Posto, num cantinho, dando a graça de uma sombra que não cessa o dia todo. O nosso famoso pé de jambo. E por quê não fazer desse local nossa “sala”.
Durante um longo período trabalhamos os grupos de gestantes, idosos e hiperdia lá! Embaixo do pé de jambo. Contamos com fatores positivos no local, como: a sombra, um lugar arejado e isolado da correria do Posto.
Porém, nem tudo são “jambos!”. O local tinha um terreno acidentado, não contava com cadeiras confortáveis para os membros do grupo e na época de frio o fim da tarde se tornava difícil para os idosos.
Acreditamos que o poder público poderia valorizar mais as idéias criativas dos profissionais da saúde, viabilizando trabalhos como esse e muitos outros que vão além de uma intervenção técnica, atravessam as barreiras da afetividade entre local, profissionais e usuários, de forma que todos saem ganhando com a otimização do atendimento.
Assim como o Gilberto e a Anahi, outros estagiários do Programa lidam com muitas algumas dificuldades, seja em relação à estrutura física, à equipe de saúde, enfim. E muitos trabalhos bons vêm sendo desenvolvidos. Certo que nem em todo Posto a gente encontra um pé de jambo desses, mas criatividade e determinação não faltam! hehehe
Esperamos em breve compartilhar com vocês mais trabalhos desenvolvidos por outras equipes do PET-Saúde. O que acham? ;)
E, claro, pra finalizar, nosso agradecimento ao Gil e à Anahi, por compartilharem com a gente (e com vocês) um pedacinho do trabalho deles. Obrigada, obrigada!
E-mails para contato:
Gilberto - gilbertoojr@hotmail.com
Anahi - anahigus@hotmail.com
Abraços e até breve,
Érika e Rayane.
muito legal!Acompanho sempre o blog de vcs, estão de parabéns!Leio um conteúdo que é importante e enriquecedor como se estivesse conversando com amigos!rsrsrs
ResponderExcluirparabéns, garotas!!!
concordo com Fabrícia!A forma como vcs passam pra gente como fizeram as atividades é muito bacana, além de mostrar que vcs sabem e gostam do que fazem!
ResponderExcluirParabéns, vcs têm uma leitora assídua aqui!
Parabéns pelo blog, precisamos sempre de iniciativas como essa.
ResponderExcluirParabéns!
POPAI PALMEIRA DOS ÍNDIOS (orkut)
E-mail: popaipalmeira@gmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirque trabalho lindo.parabéns pela criatividade e por terem desempenhado tão bem esse trabalho com os alunos. já peguei as idéias para trabalhar com meus alunos. ah e o pé de jambo só demonstra que ,enquanto reivindica-se por melhorias,utilliza-se o que tem,para que o trabalho não pare. adorei o blog,pois tais experiencias nos ensina muito e traz idéis interessantes.um trabalho de mestre,parabéns pelas iniciativas e por terem utilizado também as idéias dos alunos,pois neste mundo todos estamos para alunos ,professores e psicologos.rsrrsrrrs
ResponderExcluirsó para explicar,quando disse que todos estamos para alunos ,professores e psicólogos,quiz dizer que, sempre estaremos para aprender e ensinar,e aí completei com psicologo por se tratar de alunos do curso de psicologia. bjus e sucesso para todos .
ResponderExcluir