sábado, 30 de julho de 2011

Sala de Espera sobre câncer de mama.

Oi, gente!
Realizamos uma Sala de Espera sobre câncer de mama e o autoexame. Durante algumas conversas com a enfermeira da UBS, a Rose, soubemos que pouquíssimas mulheres solicitam a mamografia, sendo este um exame que tem muita oferta. Ou seja, muita oferta e pouca demanda = exames sobrando! Então resolvemos fazer uma sala de espera para, além de informar sobre o tema em questão e enfatizar a importância do autoexame, divulgar sobre a mamografia e qual o procedimento pra solicitá-la.

Tema: Câncer de Mama e a importância do autoexame.
Atividade realizada: Explicação sobre o câncer de mama, o que é, como é o tratamento, a importância do diagnóstico precoce e do autoexame. Foram distribuídos panfletos com figuras demonstrando como fazer o autoexame e também passado um vídeo que, além de algumas informações, também mostra uma mulher fazendo o autoexame (inclusive, este foi o único vídeo que encontramos com demonstração do autoexame. Aceitamos dicas de outros videos também, hem!). Também foram passadas as informações sobre como solicitar a mamografia pela UBS (informações fornecidas pela enfermeira e também pelo pessoal da recepção).
Lembrando que essa intervenção pode e deve ser feita também com os homens (ainda que a sala de espera tenha um público rotativo e mais heterogêneo, na agenda do atendimento, tem o dia da saúde da mulher, hiperdia, entre outras demandas), porque, além de estarem propensos a esse tipo de câncer (embora com menos frequência), é importante que o parceiro leve essas informações pra casa, enfatizando sempre a prevenção e o cuidado. Uma das falas de um homem que participou desta sala de espera foi: É importante mesmo a gente saber disso, vou levar esse papel pra minha mulher ver em casa.


imagem do panfleto que distribuímos


Vídeo sobre câncer de mama com demonstração de como fazer o autoexame 



Bom, pessoal, é isso!
Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Intervenção sobre Diabetes Mellitus na creche Eurides Correia de Sena

Oi, gente!
Realizamos uma intervenção sobre diabetes na creche Eurides Correia de Sena, localizada no bairro Cavaco, onde atuamos.
A proposta desta intervenção foi construída por nós e por outra dupla do PET-Psicologia, Eloisa Guedes e Isley Nunes, que atuam em outra UBS, mas a realização da mesma seria feita por cada dupla em sua respectiva Unidade. Apresentamos a proposta à diretora da creche e fomos super bem recebidas! Combinamos data e horários e preparamos os convites (que foram entregues aos pais pela creche).
Segue abaixo a descrição da atividade:

Tema: Diabetes Mellitus.
Atividade realizada: Como somos apenas duas, uma ficou responsável pela apresentação da proposta e por ser a mediadora entre a Aninha (o fantoche) e os pais e crianças, e a outra por ser o próprio fantoche. Então, a atividade aconteceu da seguinte forma: apresentação da equipe e da proposta da atividade e a apresentação da Aninha, uma criança que descobriu ter diabetes e que resolveu compartilhar com as crianças e com os pais um pouquinho sobre o que é essa doença, quais mudanças aconteceram em sua vida após a descoberta, e a importância de atividades físicas e de uma alimentação mais saudável - Do que vocês gostam de brincar? O que vocês gostam de comer?  (nessa hora foi muito engraçado, porque as crianças gritaram "feeeeeeeijãaaao!!!", e a gente esperando por biscoito de chocolate, imagina só!) - e a partir disso, enfatizar a importância das brincadeiras infantis, do movimento, da troca do biscoito de chocolate por uma fruta, etc. Também explicamos aos pais que a intenção era conversar sobre um assunto sério numa linguagem acessível à criança, em que tanto os pequenos quanto os pais entendessem e interagissem na atividade. Foram distribuídos panfletos informativos para os pais e professores, com os tópicos: - Diabetes Mellitus: o que é isso? - Quais os tipos de diabetes? - Fatores de Risco - A criança pode ter diabetes tipo 2? - Não tenho diabetes. Preciso me cuidar? - Tenho diabetes. E agora?.



os pequenos se divertindo

Aninha dando seu recado


Algumas sugestões (caso vocês queiram realizar essa intervenção):
Apesar de termos conseguido informar aos pais e também interagir com as crianças, talvez seja mais proveitoso trabalhar em salas separadas. Dá pra aprofundar mais sobre o assunto com os pais, e também podemos interagir melhor com os pequenos, sem a preocupação em como chamar a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, conseguir não tornar a atividade sem conteúdo para os pais. - Apesar de que nessa intervenção, os pais foram super atenciosos com a nossa apresentação e as crianças também, além de terem levado o panfleto informativo.

Nosso agradecimento à direção e aos professores da creche, pela receptividade e atenção com nosso trabalho! Muito obrigada!

E vocês? Já fizeram alguma intervenção com crianças, ou com esse tema?
Sintam-se convidados a sugerir, criticar, compartilhar também as experiências de vocês por aqui, tá?

Abraços,
Rayane e Sislane.

domingo, 24 de julho de 2011

VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

Oi, gente!
Passando pra divulgar o VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, que tem como tema "Perspectivas e Desafios da Psicologia Política no Brasil: 10 anos da ABPP", e acontecerá em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo, de 10 a 13 de agosto de 2011.



Vale ressaltar que as inscrições de trabalhos foram prorrogadas até 29 de Julho de 2011.

Para mais informações, clique aqui.

Abraços,
Rayane e Sislane.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Educação Continuada com os Agentes Comunitários de Saúde - PET-Saúde de Psicologia

Oi, gente!
Ainda estamos naquela fase de mapeamento, de identificação de novas demandas, de planejamentos e elaboração de novas propostas e projetos, mas já estamos retomando nossas intervenções no PET-Saúde.
Terça (12.07) realizamos pela manhã uma Educação Continuada com os agentes comunitários de saúde (ACS). Em nossa última reunião com estes profissionais, conversamos sobre alguns trabalhos que foram desenvolvidos no ano passado, apresentamos algumas das novas propostas (ainda em construção) e pedimos sugestões para os projetos que serão desenvolvidos durante esse PET-Saúde. Diante disso, alguns agentes pediram que, inicialmente, fizéssemos uma Educação Continuada sobre o próprio PET-Saúde; qual a proposta geral do Programa, quais os objetivos, de onde surgiu a proposta, quais os profissionais envolvidos, etc.
Dessa forma, preparamos o material e realizamos a Educação. Seguem abaixo os principais pontos abordados e a descrição da atividade realizada.

Tema: PET-Saúde de Psicologia
Atividades realizadas: Exposição em slides sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), suas propostas, objetivos, sobre formação acadêmica e os trabalhos desenvolvidos pelas equipes. Também falamos sobre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do PET-Saúde de Psicologia que atua na UBS Cavaco, retomando algumas intervenções realizadas em parceria com os agentes comunitários, pontuando os objetivos das intervenções. Apresentamos as novas propostas e também agendamos algumas atividades e visitas domiciliares com os ACS.
Referências:
SANTOS, Mª Augusta Costa dos. et al. Atenção Básica às Comunidades: uma intervenção psicossocial da Psicologia Comunitária nas Unidades de Saúde da Família. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/616.%20aten%C7%C3o%20b%C1sica%20%C0s%20comunidades.pdf
HADDADL, Ana Estela. et al. Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Disponível em: http://www.abem-educmed.org.br/pdf_caderno5/pet_saude.pdf.

Abraços,
Rayane e Sislane.