Oi, gente!
Pra começar com "post de ouro" as postagens sobre as atividades que estamos realizando no PET-Saúde (2010-2011), vamos falar um pouquinho pra vocês sobre o nosso projeto, "Psicologia e Arteterapia: quebrando tabus e construindo caminhos", que foi premiado com Excelência Acadêmica no Congresso Acadêmico 2010 da UFAL, o que é motivo de muito orgulho pra nós! Nosso trabalhinho sendo reconhecido, dando frutos...e a gente colhendo! hahaha :D
Esse projeto é realizado na Escola Estadual de Educação Básica Artur Ramos, localizada no bairro Cavaco, aqui em Arapiraca. Nossas atividades são realizadas às quarta-feiras, com apenas três turmas, separadamente; 6ª, 7ª e 8ª série.
Os temas-base que trabalhamos com eles, são: Sexualidade, Drogas e Higiene.
Para cada encontro, fazemos todo um planejamento de atividades, com leituras, discussão do tema-foco, preparamos as atividades que, como o tema do projeto já sugere, são recursos da arte-terapia (exemplos: dramatizações, confecção de desenhos, músicas, etc).
Antes de iniciarmos as atividades, ainda no planejamento do projeto, tínhamos várias certezas. Algumas foram se tornando incertas ao longo dos encontros com as turmas e outras, norteando nosso trabalho.
Uma das que são o nosso norte, é, basicamente, que não queremos fazer palestras. Nada contra quem usa essa metodologia, cada um sabe a forma que melhor se adequa aos seus objetivos, público-alvo, tema, entre outros aspectos. Mas, queríamos que os adolescentes participassem ativamente, e não de forma passiva; não informar por informar, sem envolver, sem permitir que eles fossem sujeitos ativos desse processo. Nossa idéia é que, através da produção deles, através dos recursos que propomos em cada encontro, eles possam elaborar, re-elaborar, construir e também desconstruir conhecimentos, mitos, possibilitando, desta forma, um crescimento mútuo entre nós e alunos.
Outro ponto importante é que temos os "temas-base" (sexualidade, drogas e higiene, sugeridos inclusive pelos agentes comunitários de saúde e pela diretora da escola), mas que são bastante amplos, nos permitido ousar e deixar que os alunos direcionem as discussões. Ao final de cada encontro, passamos a "caixa de sugestões e dúvidas", onde, de forma mais "livre", eles dão sugestões de temas, expõem dúvidas, opinam sobre as atividades, nos guiando, assim, para o planejamento da próxima atividade. Levamos até eles o que eles querem saber, atendendo diretamente, dessa forma, à demanda do grupo.
Este projeto está sendo realizado desde o dia 1º de setembro de 2010 e, a cada encontro, temos a certeza de estarmos conquistando, aos poucos, nossos objetivos, bem como de que ainda temos muito caminho a trilhar.
"A escola é uma das instituições que tem como finalidade a construção de um indivíduo crítico e consciente. Devido a isso, o projeto proposto pelo PET-Saúde de Psicologia vem auxiliar na informação e afetação dos jovens decorrentes aos assuntos que estão presentes no cotidiano destes, utilizando a linguagem artística como base da comunicação."
Por enquanto, é isso, gente! Até os próximos posts!
Abraços!
Foto: Produção de uma aluna, no nosso primeiro encontro, onde eles se apresentariam através de desenhos, frases, o que quisessem.
Gostei mt desse projeto...como vcs estão trabalhando a sexualidade? Vou começar um trabalho com adolescentes mas penso que é difícil atingir esse público...
ResponderExcluirMárcia,
ResponderExcluirFicamos felizes que tenha gostado! Nos próximos posts responderemos sua pergunta sobre como estamos trabalhando a sexualidade, visto que já realizamos muitos encontros e fica impossível falar sobre todos só neste comentário.
Quanto à dificuldade em atingir esse público, acreditamos que, se você permite que o próprio público diga o que quer, escolha e direcione as atividades, nesse movimento eles já estão envolvidos.
Obrigada pela visita e comentário!
Abraços!