quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Trabalhando Sexualidade com Adolescentes... (parte 2)

Oi, gente!
Dando continuidade ao tema sexualidade no nosso trabalho com os adolescentes (ler posts anteriores), no nosso segundo encontro sobre esse tema trabalhamos com uma dinâmica de dramatização.
Segue abaixo:

Tema-foco: Primeira relação sexual, contração de uma DST e gravidez (não planejada) na adolescência.
Descrição da atividade: Dividimos a turma em 3 grupos. Cada grupo recebeu uma situação para improvisar uma dramatização sobre. As situações foram: primeira relação sexual, contração de uma DST e gravidez (não planejada) na adolescência. Nas atividades na escola, nossa equipe trabalha em trio. Sendo assim, cada uma de nós ficou com um grupo, para esclarecer possíveis dúvidas. Deixamos que eles se organizassem em 20 minutos e então todos se apresentaram. Ao término das apresentações, discutimos sobre o que os alunos trouxeram, as percepções dos mesmos sobre as situações e como eles as vivenciaram.
Objetivos: Descobrir a percepção dos alunos acerca das situações propostas (gravidez na adolescência, contração de uma DST, primeira experiência sexual), e discutir com os mesmos as sensações e impressões que tiveram diante de cada situação interpretada.

Essa atividade foi realizada no nosso terceiro encontro com as turmas. Esse encontro acabou sendo uma surpresa pra nós, porque surgiram diversos conteúdos a serem trabalhados e cada turma acabou direcionando nosso trabalho para temas-foco diferentes; enquanto em uma turma a maioria dos alunos não sabia o que é uma DST (pontuando que, no papel entregue aos alunos com essa situação, utilizamos a sigla e também seu significado), outra turma trouxe a questão do aborto. (Na dramatização, a fala da aluna que interpretava a adolescente grávida foi: "Tudo bem, eu aborto e resolvo isso logo de vez"). Outro ponto importante é que, nas três turmas onde realizamos as atividades, apenas um aluno falou no uso da camisinha.
As falas e interpretações do alunos nos mostraram mostram o quanto ainda é preciso trabalhar esses temas, numa perspectiva de prevenção, de promoção de saúde. Desmistificar crenças (como as de que na primeira relação sexual não há risco de engravidar), informar de forma diferenciada, ouvindo atentamente o que o grupo está nos dizendo, são pontos muito importantes para que os objetivos possam ser alcançados.
E o trabalho está apenas começando... hehehe

Abraços e até breve!

Érika e Rayane.

Obs.: Hoje nossa atividade na escola terá a participação importantíssima da enfermeira da Unidade de Saúde. Saindo de lá, correndo pra casa pra postar aqui as fotos e compartilhar com vocês nossa atividade interdisciplinar tão sonhada! #felizestamos  :) hahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opiniões, críticas e sugestões serão muito bem-vindas!