domingo, 20 de novembro de 2011

Outubro Rosa - UBS Cavaco (fotos)

 Como prometido no post anterior (clique AQUI para ver as atividades que foram desenvolvidas!), algumas fotos do Outubro Rosa da UBS Dr. José Fernandes...



toda equipe envolvida até nos detalhes!

Sislane (PET-Saúde) e Taline (fisioterapeuta)

marcação dos exames com as ACS
uma pequena parte da equipe da UBS Cavaco!

 Abraços e até breve,
Rayane e Sislane.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Outubro Rosa - UBS Cavaco

Oi, gente!
Hoje vamos compartilhar com vocês o Outubro Rosa da UBS Cavaco, onde atuamos. O evento foi lindo! Fruto do planejamento, da dedicação, compromisso e união da equipe que faz a Unidade do Cavaco. Todos engajados pra que esse fosse um dia especial e para que a principal missão do Outubro Rosa se concretizasse: conscientizar as mulheres sobre a importância do auto-exame no combate ao câncer de mama e sobre seu papel ativo nesta campanha.
Hoje vamos falar sobre a atividade que fizemos (descrição, objetivos..) e também sobre as outras atividades que foram desenvolvidas pela equipe.
Segue abaixo:

Atividade PET-Saúde de Psicologia: Sala de Espera.

Tema: Mulher, cuide-se: seja ativa nesta campanha! 
Descrição da atividade: Uma conversa sobre a importância do auto-exame da mama, do conhecimento e do poder da mulher sobre seu corpo. (...) É o nosso corpo, precisamos conhecê-lo para que possamos atuar na prevenção de doenças como o câncer de mama, e a maior arma que temos nessa prevenção são as nossas mãos. Não tem que ter vergonha, a gente tem que se tocar mesmo, se tiver alguma dúvida, tem que perguntar, e os profissionais da Unidade estão aqui pra isso: pra informar vocês, pra tirar as dúvidas, pra acolher vocês da melhor forma possível! Os panfletos que estamos distribuindo mostram como fazer o auto exame, e não é pra vocês guardarem não: é pra mostrarem pra mãe, pra filha, pra sobrinha, pra vizinha, pra todo mundo! Quanto mais informação tivermos, mais ativas podemos ser nessa campanha (...). Distribuição dos panfletos. Apresentação do mural As mulheres do bairro Cavaco, onde elas completariam (livremente, durante a tarde ou em outro dia) a frase: "Ser mulher do bairro Cavaco é...".
Objetivos: Conscientizar as mulheres sobre a importância do auto-exame da mama, de conhecermos, observarmos e tocarmos nosso corpo. Objetivos do mural: Contribuir para que as mulheres do bairro Cavaco se sintam representadas na UBS, a partir do sentido de ser mulher, e de ser mulher nesta comunidade: como é ser mulher neste bairro? O que é ser mulher pra mim? Como me sinto enquanto mulher?.
Panfleto que confeccionamos e distribuímos!
Além da nossa atividade, realizada na sala de espera, outras foram desenvolvidas pelos outros profissionais nas salas da Unidade. Seguem abaixo:


  • Atividade da enfermagem: Sala sobre o auto-exame das mamas (com vídeo ilustrativo e com as enfermeirandas disponíveis para ensinar às mulheres a fazerem o auto-exame e tirar dúvidas) e abertura do evento.



  • Atividade da fisioterapia (NASF 2): Sala de massagem (a sala mais visitada pelas usuárias! Alguém desconfia o motivo? hahahaha) e abertura do evento (junto à enfermagem), com alguns exercícios e informações sobre o Outubro Rosa;


  • Atividade da odontologia: Sala com palestra sobre saúde bucal;



  • Atividade desenvolvida pelos ACS: marcação e organização dos exames citologia e mamografia, organização do acesso dos usuários às Salas.



  • Estúdio Fotográfico Rosa, realizado pelas estagiárias do CEPROAL.




  • O evento foi lindo! Parabéns a toda a equipe que faz a Unidade Dr. José Fernandes! Às agentes de saúde, pela dedicação ao evento, desde a organização, decoração, à execução, aos fisioterapeutas do NASF 2, Murilo e Taline, que prepararam a sala de massagem com tanto carinho para as usuárias (e elas adoraram!). A todos os auxiliares e técnicos da equipe, às enfermeirandas, a todos! Foi muito enriquecedor participar desta campanha com a equipe de saúde!

    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    sexta-feira, 14 de outubro de 2011

    Formação em Psicologia - Lançamento do livro


    Oi, gente!
    Passando aqui pra divulgar o lançamento do livro Formação em Psicologia - Reflexões sobre uma experiência de interiorização do Ensino Superior no Agreste Alagoano, organizado por Maria Augusta Costa dos Santos, Cássia de Castro Bezerra e Flávia Regina Guedes Ribeiro, docentes da Unidade de Ensino Palmeira dos Índios (nossas professoras!!!Imaginem só nosso suuuper orgulho!!).
    O lançamento será dia 26.10, as 19h na Bienal do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções, em Maceió.
    Vamos participar? 


    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    terça-feira, 11 de outubro de 2011

    Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas (3º encontro)

    Olá, pessoal!
    Hoje vamos falar sobre nosso terceiro encontro com o grupo de professores da escola Artur Ramos (para conhecer o projeto, clica aqui!). Segue abaixo:

    Tema: Preconceitos
    Descrição da atividade: Apresentação da proposta da atividade. Dinâmica dos rótulos - colamos nas costas de cada educador um pedaço de cartolina com um rótulo (bicha, sapatão, padre, freira, viado, drogado, professor, negro - a intenção era mesmo usar alguns termos pejorativos) escolhido aleatoriamente. Depois, pedimos que os professores se movimentassem, observando os rótulos do colegas e abraçando somente aqueles rótulos que se sentissem bem, que conviveriam sem problemas, que gostariam que fizessem parte de sua vida - Roda de discussão sobre as impressões/sentimentos/reflexões sobre a atividade vivenciada e sobre o tema.
    Objetivos: Proporcionar uma reflexão sobre a forma como os preconceitos estão presentes no cotidiano escolar, sendo produzidos e reproduzidos neste espaço, tanto por alunos como por professores, e sobre o impacto do mesmo nas relações que estabelecemos, principalmente relações de exclusão.


    Esse encontro foi interessantíssimo pra nós! Tivemos alguns desencontros com o grupo, devido a feriados, outras atividades desenvolvidas na escola pelos educadores, enfim. Num primeiro momento, conversamos sobre o cotidiano deles, sobre as novidades (inclusive em breve postaremos aqui sobre um evento muito bacana que está sendo organizado pela escola), e ouvimos muitas coisas, inclusive novas demandas! E a pergunta era: o tema preconceito ainda interessava ao grupo? Sim, bastante! Algumas situações de preconceito foram compartilhadas e então partimos para a atividade. Após a dinâmica, o grupo de discussão não poderia ter sido melhor! É incrível perceber como o grupo se processa, muitas vezes se basta! Interferimos pouquíssimas vezes, com algumas pontuações e provocações - afinal, temos um objetivo ali, e a meta é alcança-lo! Uma fala e todo o grupo reflete, pontua, questiona, complementa, compartilha outra experiência, e assim flui. Recortamos algumas falas do grupo para postar aqui no blog: "Mas quando você diz 'se a pessoa ficar no canto dela, não ficar se amostrando, não me incomoda', já diz que você tem preconceito sim. Só não incomoda se a pessoa não demonstrar que é, se você não souber, se ela não for o que realmente é (...)", "Ninguém está livre de preconceitos, nem de ser vítima, nem de praticar. Porque a gente faz parte de uma sociedade preconceituosa, estamos inseridos nisso...crescemos ouvindo os modelos certos a seguir, o que é normal e o que não é, e quando nos deparamos com algo que aprendemos que é errado, com o que é "anormal", nos chocamos, estranhamos, não aceitamos...e reproduzimos o que aprendemos", "Eu conheço uma pessoa muito próxima que é lésbica. No início foi um choque, mas depois a gente foi se acostumando, porque a conheço muito, converso muito com ela e sei que é uma pessoa maravilhosa, de um coração mais puro que o meu até! Eu não vejo o rótulo, eu vejo a pessoa que ela é".


    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    segunda-feira, 10 de outubro de 2011

    Intervenção sobre Higiene na Creche Eurides Correia de Sena e na Casa de Passagem

    Oi, gente!
    Neste post vamos falar da intervenção sobre Higiene realizada na Creche Eurides Correia de Sena e na Casa de Passagem, ambas localizadas no bairro Cavaco, onde atuamos. A intervenção foi realizada junto às enfermeirandas Delma e Solange, que também estão atuando na UBS Dr. José Fernandes.
    Segue abaixo:

    Tema: Higiene pessoal
    Descrição da atividade: Apresentamos a proposta da atividade - conversar um pouquinho sobre higiene, onde as crianças ajudariam nossos amiguinhos a encontrar os produtos/objetos que usam para fazer a higiene corporal e bucal, ensinando a eles e à turminha como devemos usá-los. Colocamos os objetos de higiene numa caixa, junto a vários brinquedos, de forma que cada criança, uma de cada vez, iria até a caixa  procurar o objeto de higiene e apresentá-lo à turma. Quando necessário, fazíamos algumas intervenções, explicando a importância de cada produto usado e de manter hábitos saudáveis de higiene, mas a ideia era que as crianças conduzissem a atividade, falando a partir de seu cotidiano e seus hábitos.
    Objetivos: Conhecer os hábitos de higiene adotados pelas crianças e ressaltar a importância de manter hábitos saudáveis, conscientizando-as dos benefícios de ter uma boa higiene pessoal e dos prejuízos quando não a temos (apesar de que todas as crianças, em ambas instituições, sabiam dos prejuízos causados pela falta de higiene bucal - "Fica com bafo, né, tia?", "Fica com aquela cobrinha no dente!").




    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    domingo, 2 de outubro de 2011

    Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde (3º encontro)

    Oi, gente!
    O post de hoje é sobre nosso terceiro encontro com as agentes comunitárias de saúde, na Atualização em SUS e Atenção Básica que estamos realizando na UBS do Cavaco. Segue abaixo:

    Tema: Atenção Básica à Saúde.
    Descrição da atividade: Formamos uma roda de discussão com as agentes e, para direcionar a mesma, distribuímos entre elas algumas frases com conceitos importantes sobre a Atenção Básica à Saúde, em relação a seus princípios e práticas. Construção do "mapa da 'nossa' atenção básica" - pedimos que as agentes elaborassem um mural com as práticas e profissionais que atuam na UBS.
    Objetivos: Discutir os principais conceitos da Atenção Básica à Saúde, a partir do material usado e das práticas vivenciadas pelas agentes comunitárias de saúde. Esse encontro foi um momento de troca mesmo, de compartilhar! As nossas ACS tinham muito a falar sobre a temática, experiências, intervenções que fizeram....enfim: foi uma troca enriquecedora! O mapa da atenção básica foi proposto tanto para conhecermos como as ACS compreendem o espaço onde atuam, quanto com um objetivo mais prático: ele ficará exposto para os usuários, onde estes poderão identificar os profissionais que atuam na UBS, os serviços e atendimentos, e ficar atualizadíssimos com a agenda da Unidade (no mural também colocaremos o calendário mensal, com as datas dos grupos e os profissionais responsáveis!).
    Obs.: Um encontro só não deu pra concluir o mural! Mas assim que concluirmos, atualizaremos esse post com fotos dele já na parede da UBS! :)





    É isso, pessoal! O tempo tá corrido, mas vamos nos esforçar pra atualizarmos aqui com mais frequência! :)
    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    quarta-feira, 21 de setembro de 2011

    Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde (2º encontro)

    Oi, gente!
    Como vocês já sabem (e quem não sabe, clica aqui pra saber!), estamos realizando com os agentes comunitários de saúde uma Atualização em SUS e Atenção Básica. Neste post falaremos sobre o segundo encontro, que aconteceu há alguns dias.
    Segue abaixo:

    Tema: Sistema Único de Saúde - SUS
    Atividade realizada: Utilizamos o documentário Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde (assistimos há algum tempo, na disciplina Políticas Públicas, com a professora Flávia Ribeiro). Pedimos que as agentes de saúde anotassem fatos, falas que achassem importantes, para posterior discussão do documentário e explanação do tema.
    Objetivos: Discutir, a partir do documentário, o processo histórico das políticas de saúde no Brasil, a evolução do acesso à saúde até hoje, mostrando como foi o surgimento do SUS, seus ideais, princípios e o que ele representa.

    Capa do documentário Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde
    Sobre o documentário:
    "Sua narrativa central mostra como a saúde era considerada, no início do século XX, um dever da população, com as práticas sanitárias implantadas autoritariamente pelo Estado, de modo articulado aos interesses do capital, e como, no decorrer do século, através da luta popular, essa relação se inverteu, passando a ser considerada, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.
    Toda essa trajetória é contada através de uma narrativa ficcional, vivida por atores, com reconstrução de época, apoiada por material de arquivo.
    Para tornar a narrativa mais leve e atraente, o filme se vale da linguagem dos meios de comunicação dominantes em cada época, como o jornal, o rádio, a TV Preto e branco, a TV colorida e, por fim, a internet.
    O filme foi realizado por iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS e a Universidade Federal Fluminense/UFF.
    O documentário é composto por 5 capítulos, que podem ser assistidos em seqüência, com 60 minutos de duração, ou separadamente; cobrindo os seguintes períodos: 1900 a 1930; 1930 a 1945; 1945 a 1964; 1964 a 1988; e 1988 a 2006."
    *Atualizando: Algumas pessoas nos informaram que o link que colocamos aqui para o download não estava funcionando, então resolvemos disponibilizar para vocês no mesmo local onde colocamos os outros arquivos compartilhados! Para fazer o download, clique aqui!

    Abraços e até breve!
    Rayane e Sislane.

    sábado, 27 de agosto de 2011

    Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas (2º encontro)

    Oi, gente!
    Hoje é o dia do Psicólogo, então, antes de mais nada, parabéns a todos os psicólogos e estudantes de Psicologia! Começamos a comemorar esse dia especial da melhor forma possível: atuando! hehehe 
    Hoje foi o segundo encontro do projeto Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas (ainda não conhece? Clica aqui!). Segue abaixo a atividade realizada.

    Capa do bloquinho
    2° Encontro
    Tema: Indisciplina
    Atividade realizada: Entregamos o material da capacitação (pasta+bloquinho+caneta) e pedimos aos professores que, individualmente, escrevessem numa folha uma situação de indisciplina que vivenciaram no ambiente escolar que tenha os incomodado. Depois que todos terminaram, pedimos que se dividissem em dois grupos e dramatizassem, cada grupo, duas das situações colocadas por eles. Ao final das dramatizações, o grupo compartilhou suas impressões e questionamentos diante da atividade, e os principais pontos discutidos foram: Como me senti vivenciando essa situação? Como me senti no papel de aluno? Como percebo minha reação à essa situação? Quando colocamos que o aluno "deve ficar no se lugar de aluno", estamos nos referindo a que lugar? O que é indisciplina? Quais fatores contribuem para que haja indisciplina? Qual o papel da família? Quais as perspectivas desses alunos? Qual o sentido que eles têm em relação à escola? Como podemos contribuir para melhorar essa situação? Finalização da atividade: uma proposta para construirmos juntos um evento sobre profissões. - Um dos pontos mais discutidos no dia foi a relação entre indisciplina e o sentido atribuído pelo aluno à escola: "Para quê venho à escola? Quais meus objetivos? Por que o estudo é importante pra mim? O que 'quero ser quando crescer'?". 
    Objetivos: Proporcionar uma reflexão sobre a indisciplina (o tema mais sugerido pelos professores durante as reuniões que fizemos antes de iniciarmos a capacitação), a partir do psicodrama, onde os professores puderam ser alunos e vivenciar a situação de uma forma diferente, com o intuito de refletir sobre o tema proposto, sobre quais fatores o permeiam e pensar em estratégias de enfrentamento que minimizem essa dificuldade que estes profissionais enfrentam em sala de aula.

    Para esta intervenção, utilizamos como base alguns capítulos do livro Como enfrentar a indisciplina na Escola, de Silvia Parrat-Dayan. Para visualizá-lo (e comprar, quem sabe!), clique aqui! Nosso agradecimento à professora Danielle Oliveira da Nóbrega, que indicou e nos emprestou o livro! Obrigada, Dani!


    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    Lazer também é saúde: a saúde do idoso numa perspectiva de ampliação do seu conceito.

    Oi, gente!
    Olha que coisa boa: esse post é sobre uma intervenção realizada por outra equipe do PET-Saúde de Psicologia! Muito bom poder compartilhar com vocês trabalhos de outras equipes também, intervenções muito boas vêm sendo realizadas pela turma de Psicologia! Somos suspeitas pra falar? hehehe
    A intervenção que segue abaixo foi realizada pela equipe que atua no 4º Centro de Saúde, Adeilson Vital (9º período) e Pierra Beatriz C. Silva (7º período). A preceptora da equipe é a psicóloga Ana Clara.

    Fotos dos idosos e da equipe no Lago da Perucaba
    *Para visualizar a imagem num tamanho maior, é só clicar!


    Tema: Lazer também é saúde: a saúde do idoso numa perspectiva de ampliação do seu conceito.
    Descrição da atividade: a atividade foi realizada junto à equipe do NASF, e consistiu em um passeio ao Lago da Perucaba, onde lá, criamos espaços de conversação sobre o cotidiano de cada idoso, de maneira muito livre e espontânea. Também fizemos um piquenique, observando a vista maravilhosa do fim de tarde que o lago proporcionava para nós. O grupo foi muito proveitoso, todos os idosos participaram, e se mostravam felizes e emocionados, pois raramente saem de casa, e esse momento foi também uma oportunidade para conhecerem o Lago, já que a maioria ainda não conhecia. Uma fala muito significativa foi a afirmação de uma senhora no momento em que estávamos indo embora, que disse: “Nem percebi que já era essa hora, essa tarde foi tão divertida que o tempo passou muito rápido”.
    Objetivos: Proporcionar um momento de lazer e conversação a fim de, a partir disto, melhorar a auto-estima do grupo, promovendo uma melhor qualidade de vida. Esta foi uma atividade diferenciada, pois nosso intuito era quebrar um pouco o fato de, na maioria dos grupos formados na UBS, o foco acaba sendo a doença, os problemas, o que acaba contribuindo para uma visualização do usuário a partir da patologia que este possui, e não do próprio usuário.

    E-mails para contato:
    Adeilson Vital - adeilsonvital@hotmail.com
    Pierra Beatriz C. Silva - pierrabeatriz@hotmail.com

    Nosso agradecimento à Pierra e Adeilson, por compartilharem esta intervenção com a gente e com vocês!

    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    *Todas as informações desse post foram cedidas pela equipe responsável pela atividade.

    quarta-feira, 24 de agosto de 2011

    Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde

    Olá, pessoal! :)
    Hoje vamos compartilhar com vocês outro novo projeto que estamos desenvolvendo: Atualização em SUS e Atenção Básica: ampliando os conhecimentos em saúde. Esta é uma proposta de atualização para os agentes comunitários de saúde, que será realizada em cinco encontros (quinzenalmente), cada um com um tema específico. O objetivo é ampliar os conhecimentos destes profissionais sobre a rede da qual fazem parte e sobre temas pertinentes à sua atuação, que contribuam com o desenvolvimento da mesma. Desta forma, buscamos aprofundar os conhecimentos dos ACS sobre o sistema de saúde brasileiro, com o objetivo de construirmos, juntos, estratégias de atuação e enfrentamento das dificuldades vivenciadas, refletindo sobre sua prática e seu papel enquanto agentes de saúde. Realizamos o primeiro encontro e foi muito produtivo! Todo mundo já deve ter ouvido que o grupo nunca sai exatamente como a gente planeja, né? Pois é! E isso de forma alguma é algo negativo! Ao contrário, pelo menos nas experiências que temos na UBS. O grupo mesmo vai se direcionando, se movimentando...e cabe a nós estar atentos pra compreender essa dinâmica e identificar todas as demandas possíveis. Assim, podemos repensar os encontros, os temas, as atividades...e levar algo que realmente contribua e atenda às necessidades do grupo.
    Segue abaixo a atividade:

    1º Encontro:
    Tema: Quem somos e onde estamos? – Refletindo o cotidiano do ACS.
    Atividade realizada: Como foi o primeiro encontro dessa intervenção, tínhamos como objetivo apresentar a proposta, o cronograma das atividades e ouvir o grupo, conhecer suas expectativas, seus questionamentos, enfim. Temos um contato muito bom com as agentes da UBS em que atuamos, sabemos seus nomes, conhecemos algumas de suas áreas, mas percebem como esse momento é diferente? Mesmo já tendo realizado atividades com elas, agora estamos iniciando um projeto. Então foi como se tivéssemos sentado pela primeira vez para compartilhar. Apresentamos nossa proposta e queríamos ouvi-las, conhece-las, saber quem são, como chegaram e porque estão ali, como se sentem enquanto agentes comunitárias de saúde. - Eu escolhi essa profissão? Como foi essa escolha? Como me sinto enquanto agente comunitária de saúde? Gosto do que faço? O que eu gostaria que fosse diferente?.
    Objetivos: Ouvir e conhecer o grupo e, a partir dessa escuta, poder identificar novas demandas, pensar em novos temas, em novas atividades. Fazer com que, a partir de tudo que foi exposto pelo grupo, possamos construir uma intervenção que contribua concretamente com o trabalho destes profissionais e, consequentemente, da equipe de saúde da qual fazem parte.

    E vocês, já fizeram alguma atividade com os ACS? Compartilhem com a gente! Comentem, dêem sugestões, critiquem, contem suas experiências, enfim...esse espaço é para compartilharmos! :)

    Abraços e até breve, 
    Rayane e Sislane.

    Vamos conversar sobre HPV? - intervenção em Sala de Espera


    Capa do panfleto que distribuímos


    Oi, gente!
    Hoje fizemos uma Sala de Espera sobre HPV. Segue abaixo a atividade.
    Tema: Vamos conversar sobre HPV?
    Atividade realizada: Como sugere o título, a atividade baseou-se numa conversa, e não em uma palestra. A ideia é conversar, compartilhar e trocar conhecimentos, saberes sobre o tema. Iniciamos nos apresentando e também a proposta daquele momento: conversar um pouco sobre HPV. Entregamos os panfletos e perguntamos se elas (havia apenas mulheres) sabiam o que é o HPV e, a partir do que elas expuseram - "Com certeza é doença!", "Eu sei que é uma doença que quem namora demais e não se cuida, pode pegar, né?" - iniciamos a intervenção. Pedimos que elas fossem acompanhando com o panfleto e fomos conversando seguindo a ordem do mesmo, dessa forma, as dúvidas que elas tivessem em relação às informações que estavam ali, poderíamos esclarecer. Explicamos sobre a transmissão, sobre o diagnóstico, tratamento e, principalmente, sobre a prevenção e a relação do HPV com o câncer de colo do útero. - Então, como é que podemos nos prevenir dessa e de outras DSTs? Algumas responderam "Usando camisinha", "Com o preservativo", "Mas que é ruim de usar, é!". Conversamos mais sobre a importância da camisinha, sobre como é importante que o uso dela seja conversado entre o casal e também sobre a visita regular ao médico. - Sou casada e confio no meu esposo, sei que ele não me trai e por isso não preciso usar camisinha. Mas vocês sabiam que nem sempre nós sabemos que temos alguma DST? Às vezes não observamos com cuidado nosso corpo, outras não aparecem sintomas visíveis e podemos estar transmitindo alguma DST sem nem saber! Por isso é tão importante que a gente faça o preventivo pelo menos uma vez por ano, visite sempre o médico, porque qualquer alteração que houver, temos a oportunidade de nos cuidar e ficar saudáveis. E isso serve pra mulher e pro homem também!. 
    Objetivos: Conversar sobre HPV, numa perspectiva de troca de saberes: o que vocês sabem sobre isso e o que podemos acrescentar nesse saber.

    Para fazer o download do panfleto que distribuímos, Clique aqui! (é só clicar em "baixar agora", esperar 20 segundinhos e clicar em "baixar o arquivo agora". É super seguro! Legal pra vocês adaptarem e também usarem panfletos nas intervenções em Sala de Espera)

    E nosso agradecimento à Avha Clarice, estagiária de medicina da UBS do Cavaco, que chegou já no finalzinho da nossa intervenção e deu aquela super animada nas usuárias! hehehe "Olhe, perguntem mesmo, viu? Aproveitem porque aí quando vocês chegarem em casa, na casa das vizinhas, vão passar as informações: "Mulher, você não sabe o que eu aprendi hoje lá no Posto..!". 

    Obs.: Pessoal, tínhamos planejado finalizar essa sala de espera com um vídeo bem simples (e curto!), enfatizando a importância do uso da camisinha mas, por imprevistos técnicos, não conseguimos. De qualquer forma, colocamos aqui pra vocês. Abaixo:


    Esse vídeo está disponível no youtube.com, clique aqui.
    Se alguém se interessar, deixa nos comentários que podemos disponibilizar pra download, no mesmo esqueminha do panfleto, tá?

    Obs.2: Repararam na capa do panfleto? A ideia é realizar várias salas de espera sobre DSTs, usando sempre os panfletos, com essa capinha, acrescentando a DST que trabalharemos onde diz "Vamos conversar sobre...". Legal, né? ;)

    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    segunda-feira, 22 de agosto de 2011

    Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas

    Oi, gente!
    Hoje vamos compartilhar com vocês nosso novo projeto: Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas. Os posts por aqui estão demorando porque estamos correndo pra dar conta de tudo, estudando, pesquisando material, elaborando as intervenções, enfim, e essa é nossa prioridade! Depois vem o compartilhar com vocês, claro! ;)
    Então, vamos lá! Como vocês sabem, realizamos um trabalho na Escola Artur Ramos com os alunos, de setembro de 2010 à fevereiro deste ano (não conhece ainda? Clique aqui pra conhecer!). E, neste PET-Saúde 2011-2012, resolvemos voltar à escola para propor uma nova intervenção, desta vez com os professores. Tivemos uma reunião com a diretora e duas com os professores para apresentarmos nossa proposta e pensarmos, juntos, os temas a serem trabalhados nesta intervenção. Esse primeiro momento foi muito importante para o planejamento das atividades, pois ouvimos a equipe da escola, ouvimos suas queixas, suas angústias em relação ao trabalho em sala de aula, seus questionamentos, suas opiniões sobre algumas questões, enfim: identificamos suas demandas.
    A questão era: como trabalhar com estas demandas, como conseguir realizar um trabalho que fosse interessante pra eles, que eles gostassem, que quisessem participar e construir com a gente? E lá fomos nós, orientações com nossa preceptora Ana Paula, com a tutora Mª Augusta e com nossa professora Danielle Nóbrega. Fizemos o planejamento, entregamos o cronograma à escola e nosso primeiro encontro foi no sábado, dia 13.
    Este projeto é uma proposta de capacitação para estes profissionais, numa perspectiva de promover a saúde destes, porque as dificuldades que têm vivenciado no âmbito escolar vêm gerando angústias e frustrações e, claro, refletem sobre sua prática enquanto educadores. Os encontros serão realizados quinzenalmente, aos sábados, na Escola, e serão desenvolvidos a partir de oficinas. O objetivo é proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre as vivências e práticas destes profissionais em seu ambiente de trabalho e juntos, construirmos estratégias de enfrentamento das dificuldades identificadas, dando enfoque aos temas sugeridos por eles, que são: indisciplina, relação escola e família, preconceitos, relação professor e aluno.

    Segue abaixo nosso primeiro encontro:

    1º Encontro:
    Tema: Quem somos nós? - conhecendo o grupo...
    Atividade realizada: Apresentação da proposta da capacitação. Distribuímos folhas em branco e canetas, e pedimos que os professores representassem no papel como foi a escolha da profissão, quais suas expectativas, que dificuldades vivenciam e o que fariam diferente, o que gostariam que fosse diferente. Depois que todos terminaram, pedimos que, um de cada vez, apresentassem o que tinham feito para o restante do grupo.
    Objetivos: Estabelecer o vínculo com o grupo, ouvir e conhecer os professores, podendo identificar novas demandas. Possibilitar o resgate da história de cada um e a reflexão sobre as expectativas que tinham e as perspectivas que têm hoje, como pessoas e educadores.

    Esse primeiro encontro foi importante e nos surpreendeu muito! Quando vamos começar um novo projeto, com um público diferente, sempre tem aquele medinho, aquela mini-insegurança: será que essa intervenção realmente é relevante? E nesse primeiro encontro toda a pouca insegurança que tínhamos foi embora! Os professores participaram muito, deram depoimentos emocionantes sobre a escolha da profissão, sobre seus sonhos, sobre suas frustrações, decepções, sobre as conquistas e o orgulho da profissão. Depois que finalizamos o encontro e todos estavam indo embora, a fala de uma das participantes foi "Eu nem queria vir, fiquei pensando o que era que eu ia fazer aqui, mas foi muito bom, muito bom! É bom porque eu já conto como foi pros outros colegas e na próxima eles vêm!". Imaginem a nossa satisfação ouvindo isso! hehehe
    Estamos super felizes com esse projeto, nos dedicando bastante pra que seja muito bom pros professores e alcancemos nossos objetivos.
    E então, o que vocês acharam? Já fizeram alguma intervenção com professores? Compartilhem com a gente também!

    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    OBS.: Gente, olha a novidade no blog: embaixo de cada post, tem:  "Achei: (  ) muito bom  (  ) interessante  (  ) precisa melhorar". Pra quem não gosta de comentar, é só clicar em uma ou mais opções pra dizer o que achou da atividade postada! Não deixem de participar! Obrigada!

    segunda-feira, 8 de agosto de 2011

    Intervenção na Casa de Passagem sobre a vacina contra poliomielite

    Olá, pessoal!
    Passando rapidinho só pra registrar nossa atividade de hoje, que foi super simples, bem pontual mesmo, mas não menos importante. 
    Foi nossa primeira intervenção (e primeira visita também) na Casa de Passagem. Fomos com as enfermeiras da UBS Rose e Rafaella (que nos convidaram para essa atividade), a nova enfermeiranda e uma agente de saúde. Hoje todos na UBS estavam envolvidos com a campanha de vacinação, os agentes foram para suas áreas e lá fomos nós também, aproveitando a oportunidade pra conhecer o local, a equipe, o funcionamento, possíveis demandas, enfim.
    Lembram da Aninha (clique aqui)? Pois é, ela fez tanto sucesso que resolvemos convidá-la pra participar de mais uma intervenção, dessa vez com as crianças da Casa de Passagem.
    Segue abaixo:

    Tema: Vacina contra a Pólio
    Descrição da atividade: Explicação da importância da vacina e informações sobre a poliomielite, através da interação entre a Aninha e as enfermeiras. - Vocês sabem o que é paralisia infantil? Por que tomar a vacina é importante? Essa vacina dói? - Ressaltando que essa vacina é para crianças menores de 5 anos, mas que todas as crianças da instituição participaram. Vacinação.
    Objetivos: Transformar o momento da vacina numa intervenção dinâmica, explicando sobre a importância da proteção numa linguagem acessível às crianças.

    Aninha, Rose e Rafaella

    Hora de vacinar! :)


    Abraços e até breve!
    Rayane e Sislane.

    sábado, 30 de julho de 2011

    Sala de Espera sobre câncer de mama.

    Oi, gente!
    Realizamos uma Sala de Espera sobre câncer de mama e o autoexame. Durante algumas conversas com a enfermeira da UBS, a Rose, soubemos que pouquíssimas mulheres solicitam a mamografia, sendo este um exame que tem muita oferta. Ou seja, muita oferta e pouca demanda = exames sobrando! Então resolvemos fazer uma sala de espera para, além de informar sobre o tema em questão e enfatizar a importância do autoexame, divulgar sobre a mamografia e qual o procedimento pra solicitá-la.

    Tema: Câncer de Mama e a importância do autoexame.
    Atividade realizada: Explicação sobre o câncer de mama, o que é, como é o tratamento, a importância do diagnóstico precoce e do autoexame. Foram distribuídos panfletos com figuras demonstrando como fazer o autoexame e também passado um vídeo que, além de algumas informações, também mostra uma mulher fazendo o autoexame (inclusive, este foi o único vídeo que encontramos com demonstração do autoexame. Aceitamos dicas de outros videos também, hem!). Também foram passadas as informações sobre como solicitar a mamografia pela UBS (informações fornecidas pela enfermeira e também pelo pessoal da recepção).
    Lembrando que essa intervenção pode e deve ser feita também com os homens (ainda que a sala de espera tenha um público rotativo e mais heterogêneo, na agenda do atendimento, tem o dia da saúde da mulher, hiperdia, entre outras demandas), porque, além de estarem propensos a esse tipo de câncer (embora com menos frequência), é importante que o parceiro leve essas informações pra casa, enfatizando sempre a prevenção e o cuidado. Uma das falas de um homem que participou desta sala de espera foi: É importante mesmo a gente saber disso, vou levar esse papel pra minha mulher ver em casa.


    imagem do panfleto que distribuímos


    Vídeo sobre câncer de mama com demonstração de como fazer o autoexame 



    Bom, pessoal, é isso!
    Abraços e até breve,
    Rayane e Sislane.

    sexta-feira, 29 de julho de 2011

    Intervenção sobre Diabetes Mellitus na creche Eurides Correia de Sena

    Oi, gente!
    Realizamos uma intervenção sobre diabetes na creche Eurides Correia de Sena, localizada no bairro Cavaco, onde atuamos.
    A proposta desta intervenção foi construída por nós e por outra dupla do PET-Psicologia, Eloisa Guedes e Isley Nunes, que atuam em outra UBS, mas a realização da mesma seria feita por cada dupla em sua respectiva Unidade. Apresentamos a proposta à diretora da creche e fomos super bem recebidas! Combinamos data e horários e preparamos os convites (que foram entregues aos pais pela creche).
    Segue abaixo a descrição da atividade:

    Tema: Diabetes Mellitus.
    Atividade realizada: Como somos apenas duas, uma ficou responsável pela apresentação da proposta e por ser a mediadora entre a Aninha (o fantoche) e os pais e crianças, e a outra por ser o próprio fantoche. Então, a atividade aconteceu da seguinte forma: apresentação da equipe e da proposta da atividade e a apresentação da Aninha, uma criança que descobriu ter diabetes e que resolveu compartilhar com as crianças e com os pais um pouquinho sobre o que é essa doença, quais mudanças aconteceram em sua vida após a descoberta, e a importância de atividades físicas e de uma alimentação mais saudável - Do que vocês gostam de brincar? O que vocês gostam de comer?  (nessa hora foi muito engraçado, porque as crianças gritaram "feeeeeeeijãaaao!!!", e a gente esperando por biscoito de chocolate, imagina só!) - e a partir disso, enfatizar a importância das brincadeiras infantis, do movimento, da troca do biscoito de chocolate por uma fruta, etc. Também explicamos aos pais que a intenção era conversar sobre um assunto sério numa linguagem acessível à criança, em que tanto os pequenos quanto os pais entendessem e interagissem na atividade. Foram distribuídos panfletos informativos para os pais e professores, com os tópicos: - Diabetes Mellitus: o que é isso? - Quais os tipos de diabetes? - Fatores de Risco - A criança pode ter diabetes tipo 2? - Não tenho diabetes. Preciso me cuidar? - Tenho diabetes. E agora?.



    os pequenos se divertindo

    Aninha dando seu recado


    Algumas sugestões (caso vocês queiram realizar essa intervenção):
    Apesar de termos conseguido informar aos pais e também interagir com as crianças, talvez seja mais proveitoso trabalhar em salas separadas. Dá pra aprofundar mais sobre o assunto com os pais, e também podemos interagir melhor com os pequenos, sem a preocupação em como chamar a atenção das crianças e, ao mesmo tempo, conseguir não tornar a atividade sem conteúdo para os pais. - Apesar de que nessa intervenção, os pais foram super atenciosos com a nossa apresentação e as crianças também, além de terem levado o panfleto informativo.

    Nosso agradecimento à direção e aos professores da creche, pela receptividade e atenção com nosso trabalho! Muito obrigada!

    E vocês? Já fizeram alguma intervenção com crianças, ou com esse tema?
    Sintam-se convidados a sugerir, criticar, compartilhar também as experiências de vocês por aqui, tá?

    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    domingo, 24 de julho de 2011

    VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política

    Oi, gente!
    Passando pra divulgar o VI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, que tem como tema "Perspectivas e Desafios da Psicologia Política no Brasil: 10 anos da ABPP", e acontecerá em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo, de 10 a 13 de agosto de 2011.



    Vale ressaltar que as inscrições de trabalhos foram prorrogadas até 29 de Julho de 2011.

    Para mais informações, clique aqui.

    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    quinta-feira, 14 de julho de 2011

    Educação Continuada com os Agentes Comunitários de Saúde - PET-Saúde de Psicologia

    Oi, gente!
    Ainda estamos naquela fase de mapeamento, de identificação de novas demandas, de planejamentos e elaboração de novas propostas e projetos, mas já estamos retomando nossas intervenções no PET-Saúde.
    Terça (12.07) realizamos pela manhã uma Educação Continuada com os agentes comunitários de saúde (ACS). Em nossa última reunião com estes profissionais, conversamos sobre alguns trabalhos que foram desenvolvidos no ano passado, apresentamos algumas das novas propostas (ainda em construção) e pedimos sugestões para os projetos que serão desenvolvidos durante esse PET-Saúde. Diante disso, alguns agentes pediram que, inicialmente, fizéssemos uma Educação Continuada sobre o próprio PET-Saúde; qual a proposta geral do Programa, quais os objetivos, de onde surgiu a proposta, quais os profissionais envolvidos, etc.
    Dessa forma, preparamos o material e realizamos a Educação. Seguem abaixo os principais pontos abordados e a descrição da atividade realizada.

    Tema: PET-Saúde de Psicologia
    Atividades realizadas: Exposição em slides sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), suas propostas, objetivos, sobre formação acadêmica e os trabalhos desenvolvidos pelas equipes. Também falamos sobre os trabalhos desenvolvidos pela equipe do PET-Saúde de Psicologia que atua na UBS Cavaco, retomando algumas intervenções realizadas em parceria com os agentes comunitários, pontuando os objetivos das intervenções. Apresentamos as novas propostas e também agendamos algumas atividades e visitas domiciliares com os ACS.
    Referências:
    SANTOS, Mª Augusta Costa dos. et al. Atenção Básica às Comunidades: uma intervenção psicossocial da Psicologia Comunitária nas Unidades de Saúde da Família. Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/616.%20aten%C7%C3o%20b%C1sica%20%C0s%20comunidades.pdf
    HADDADL, Ana Estela. et al. Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Disponível em: http://www.abem-educmed.org.br/pdf_caderno5/pet_saude.pdf.

    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    sexta-feira, 17 de junho de 2011

    16º Encontro Nacional da ABRAPSO





    Oi, gente!
    Passando aqui pra divulgar o 16º Encontro Nacional da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social), que vai acontecer entre os dias 12 e 15 de novembro, em Recife - PE.
    O evento é voltado para estudantes, profissionais que atuam na formulação ou implementação de políticas públicas, profissionais autônomos, professores, pesquisadores de Psicologia Social e áreas afins do Brasil e do exterior.
    Para quem pretende inscrever trabalhos, ainda está em tempo: o prazo acaba dia 15 de agosto.

    Inscrições, programação (ainda não concluída) e mais informações, clique aqui.

    Abraços,
    Rayane e Sislane.

    PET-Saúde 2011 - 2012

    Oi, gente!
    Durante o período em que estivemos ausentes do blog, muita coisa aconteceu: encerramento das atividades do PET-Saúde 2010 - 2011, nova seleção, reuniões com a tutora do Programa, planejamentos, enfim.
    Como estamos retomando as atividades, também voltaremos a compartilhar com vocês nossas experiências.
    É uma nova etapa e estamos voltando com muitas idéias, alguns projetos em construção...enfim.
    E, nessa nova etapa, a novidade é a equipe: agora somos apenas duas, Rayane e Sislane. 
    Rayane, que já era bolsista do Programa e Sislane que, antes colaboradora da equipe, agora também é bolsista.
    Érika, que fazia parte da equipe como bolsista e também era autora do blog, já está em fase de "despedida" da graduação e por isso não pôde continuar no PET. Aliás, parabéns, Érika! Uma etapa importante sendo concluída, e desejamos muito sucesso a você! :)


    Então, é isso! Passando aqui só pra apresentar a "nova" equipe mesmo! hehe
    Nos encontraremos por aqui com mais frequência, hem! :)
    Abraços,
    Rayane e Sislane

    sábado, 26 de março de 2011

    Oficina sobre Higiene (finalização das atividades com os adolescentes da Escola Artur Ramos)

    Oi, gente!
    Continuando o post sobre as oficinas de encerramento do projeto "Psicologia e arteterapia: quebrando tabus e construindo caminhos", hoje vamos compartilhar com vocês a oficina sobre Higiene, um dos temas-base do projeto.
    A atividade foi proposta/realizada pela colaboradora Fernanda Albuquerque e agentes comunitários de saúde da UBS do bairro Cavaco, onde atuamos.
    A oficina sobre higiene teve três momentos: primeiro, foram distribuídos pedaços retangulares de folhas de ofício, em branco. Solicitamos que os alunos anotassem a parte de seu corpo que mais gostam e que colassem o papel (que já foi entregue com a fita dupla face) em seu corpo. Foi pedido para que ficassem em pé, um de cada vez, e falassem como se fossem a parte do corpo que haviam escolhido: como gostam de ser cuidadas, quais os cuidados devem ser tomados, como deve ser higienizada, etc. O objetivo desta primeira parte foi propiciar uma discussão  a respeito do cuidado com a higiene nas partes consideradas mais importantes por eles, não excluindo a ênfase dada às necessidades de higiene do corpo como um todo.
    Num segundo momento, foi distribuído entre os alunos um texto de Rubem Alves (logo abaixo, gente!) para que fizessem uma analogia entre o meio em que vivemos e a higiene.


    "A idéia desta estória não é minha. Meu é só o jeito de contar...
    Sobre uma águia que foi criada num galinheiro.
    E foi aprendendo sobre o jeito galináceo de ser, pensar, de ciscar a terra, de comer milho, de dormir em poleiros...
    E na medida em que aprendia, ia esquecendo as poucas lembranças que lhe restavam do passado. É sempre assim: todo aprendizado exige um esquecimento...e ela desaprendeu:
    O cume das montanhas, os vôos nas nuvens, a vista se perdendo no horizonte, o delicioso sentimento de dignidade e liberdade...
    Como não havia ninguém que lhe falasse destas coisas, e todas as galinhas cacarejavam os mesmos catecismos, ela acabou por acreditar que ela não passava de uma galinha com perturbação hormonal, tudo grande demais,aquele bico curvo, sinal certo de acromegalia, e desejava muito que o seu cocô tivesse o mesmo cheiro certo de cocô das galinhas...
    Um dia apareceu por lá um homem que vivera nas montanhas e vira o vôo orgulhoso das águias.
    “Que é que você faz aqui?,” ele perguntou.
    “Este é o meu lugar”, ela respondeu.”Todo mundo sabe que galinhas vivem em galinheiros, comem milho, ciscam o chão, botam ovos e finalmente viram canja:nada se perde, utilidade total...”
    “Mas você não é galinha.” Ele disse. É uma águia.
    “De jeito nenhum. Águia voa alto. Eu nem sequer voar sei. Pra dizer a verdade, nem quero. A altura me dá vertigens. É mais seguro ir andando, passo a passo...”
    E não houve argumento que mudasse a cabeça da águia esquecida.
    Até o homem, não agüentando mais ver aquela coisa triste, uma águia transformada em galinha, agarrou a águia à força, e a levou até o alto de uma montanha.
    A pobre águia começou a cacarejar de terror, mas o homem não teve compaixão; jogou-a no vazio do abismo. Foi então que o pavor, misturado à memórias que ainda moravam em seu corpo, fez as asas baterem, a princípio em pânico, mas pouco a pouco com tranqüila dignidade, até abrirem confiantes, reconhecendo aquele espaço imenso que lhe fora roubado. E ela finalmente compreendeu que o seu nome não era galinha, mas águia..."
    (Rubem Alves)



    Objetivo do texto na oficina: Dialogar sobre as implicações de determinados hábitos que temos, assim como demonstrar que a sucessiva freqüência de ação no meio, sem reflexão crítica, pode nos levar ao esquecimento dos nossos verdadeiros papéis sociais frente a preservação de nossa saúde e do meio em que vivemos.
    A terceira parte, e finalização do trabalho, foi dada com pontuações dos agentes de saúde sobre o trabalho que desenvolvem na comunidade, fazendo uma correlação das várias doenças adquiridas por falta de higiene. 
    Nosso agradecimento à Papelaria.net, pelo apoio material a esta e outras atividades que realizamos.










    Abraços e até breve,
    Érika e Rayane.