Oi, gente!
Hoje vamos compartilhar com vocês nosso novo projeto: Educadores, Trabalho e Saúde: construindo saberes e revendo práticas. Os posts por aqui estão demorando porque estamos correndo pra dar conta de tudo, estudando, pesquisando material, elaborando as intervenções, enfim, e essa é nossa prioridade! Depois vem o compartilhar com vocês, claro! ;)
Então, vamos lá! Como vocês sabem, realizamos um trabalho na Escola Artur Ramos com os alunos, de setembro de 2010 à fevereiro deste ano (não conhece ainda? Clique aqui pra conhecer!). E, neste PET-Saúde 2011-2012, resolvemos voltar à escola para propor uma nova intervenção, desta vez com os professores. Tivemos uma reunião com a diretora e duas com os professores para apresentarmos nossa proposta e pensarmos, juntos, os temas a serem trabalhados nesta intervenção. Esse primeiro momento foi muito importante para o planejamento das atividades, pois ouvimos a equipe da escola, ouvimos suas queixas, suas angústias em relação ao trabalho em sala de aula, seus questionamentos, suas opiniões sobre algumas questões, enfim: identificamos suas demandas. A questão era: como trabalhar com estas demandas, como conseguir realizar um trabalho que fosse interessante pra eles, que eles gostassem, que quisessem participar e construir com a gente? E lá fomos nós, orientações com nossa preceptora Ana Paula, com a tutora Mª Augusta e com nossa professora Danielle Nóbrega. Fizemos o planejamento, entregamos o cronograma à escola e nosso primeiro encontro foi no sábado, dia 13.
Este projeto é uma proposta de capacitação para estes profissionais, numa perspectiva de promover a saúde destes, porque as dificuldades que têm vivenciado no âmbito escolar vêm gerando angústias e frustrações e, claro, refletem sobre sua prática enquanto educadores. Os encontros serão realizados quinzenalmente, aos sábados, na Escola, e serão desenvolvidos a partir de oficinas. O objetivo é proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre as vivências e práticas destes profissionais em seu ambiente de trabalho e juntos, construirmos estratégias de enfrentamento das dificuldades identificadas, dando enfoque aos temas sugeridos por eles, que são: indisciplina, relação escola e família, preconceitos, relação professor e aluno.
Segue abaixo nosso primeiro encontro:
1º Encontro:
Tema: Quem somos nós? - conhecendo o grupo...
Atividade realizada: Apresentação da proposta da capacitação. Distribuímos folhas em branco e canetas, e pedimos que os professores representassem no papel como foi a escolha da profissão, quais suas expectativas, que dificuldades vivenciam e o que fariam diferente, o que gostariam que fosse diferente. Depois que todos terminaram, pedimos que, um de cada vez, apresentassem o que tinham feito para o restante do grupo.
Objetivos: Estabelecer o vínculo com o grupo, ouvir e conhecer os professores, podendo identificar novas demandas. Possibilitar o resgate da história de cada um e a reflexão sobre as expectativas que tinham e as perspectivas que têm hoje, como pessoas e educadores.
Esse primeiro encontro foi importante e nos surpreendeu muito! Quando vamos começar um novo projeto, com um público diferente, sempre tem aquele medinho, aquela mini-insegurança: será que essa intervenção realmente é relevante? E nesse primeiro encontro toda a pouca insegurança que tínhamos foi embora! Os professores participaram muito, deram depoimentos emocionantes sobre a escolha da profissão, sobre seus sonhos, sobre suas frustrações, decepções, sobre as conquistas e o orgulho da profissão. Depois que finalizamos o encontro e todos estavam indo embora, a fala de uma das participantes foi "Eu nem queria vir, fiquei pensando o que era que eu ia fazer aqui, mas foi muito bom, muito bom! É bom porque eu já conto como foi pros outros colegas e na próxima eles vêm!". Imaginem a nossa satisfação ouvindo isso! hehehe
Estamos super felizes com esse projeto, nos dedicando bastante pra que seja muito bom pros professores e alcancemos nossos objetivos.
E então, o que vocês acharam? Já fizeram alguma intervenção com professores? Compartilhem com a gente também!
Abraços,
Rayane e Sislane.
OBS.: Gente, olha a novidade no blog: embaixo de cada post, tem: "Achei: ( ) muito bom ( ) interessante ( ) precisa melhorar". Pra quem não gosta de comentar, é só clicar em uma ou mais opções pra dizer o que achou da atividade postada! Não deixem de participar! Obrigada!