Oi, gente!
Ontem (segunda-feira, 14/03), realizamos uma Educação Continuada com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da UBS do Cavaco. Como sabemos, os agentes comunitários de saúde são o principal elo entre comunidade e UBS, a "porta de entrada" da comunidade; sem o trabalho dos agentes, o trabalho dos outros profissionais também é comprometido. Portanto, é importantíssimo trabalhar em equipe, compartilhando conhecimentos, práticas, potencializando, assim, a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. Para a educação continuada, escolhemos uma temática junto aos agentes para ser trabalhada, abordando-a de acordo com nossa área de conhecimento e com o que eles acham importante discutir, além de termos a oportunidade de, nesse momento, acolher as dúvidas e ouvir relatos dos agentes sobre alguns casos da comunidade, possibilitando uma troca de experiências.
Segue abaixo:
Tema: Violência Doméstica
Atividade desenvolvida: Discussão sobre violência e desigualdade de gênero. Exposição de um vídeo (logo abaixo, gente!); discussão sobre violência doméstica, utilizando para direcionar a discussão as seguintes perguntas: Que fatores contribuem para o acontecimento dessa violência? O que contribui para que a mulher permaneça durante anos vivenciando uma relação violenta? Quais os órgãos competentes para acolher essas mulheres? Como nós, enquanto profissionais da saúde que atuam na UBS, podemos ajudar essas mulheres?
Textos que estudamos para esta atividade (basta clicar para abrir os arquivos): Violência Doméstica contra as Mulheres e suas Consequências Psicológicas e Termo de Referência - Enfrentamento da Violência contra as Mulheres
Vídeo utilizado na atividade:
Abraços e até breve,
Érika e Rayane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opiniões, críticas e sugestões serão muito bem-vindas!